A Matinha de Queluz vai oferecer às crianças e jovens atividades lúdicas nos meses de julho e agosto em todos os fins-de-semana. As atividades vão desde os jogos tradicionais, paredes de escalada, ou castelos insufláveis, todas acompanhadas por monitores.

A iniciativa, com entrada gratuita, tem início esta sexta-feira, dia 29 de junho, e prolonga-se até 26 de agosto. Entre as 10h e as 13h, e as 15h e as 19h, vai ser possível desfrutar de um espaço natural único que foi alvo de uma requalificação para ser usufruída pela população.

Entre as 10h e as 13h e as 15h e as 19h, vai ser possível desfrutar de um espaço natural único

A Matinha de Queluz é uma antiga tapada de caça do Palácio Nacional de Queluz, cuja plantação remonta à década de 1750, e que se encontrava originalmente ligada aos jardins do palácio por uma ponte ou passadiço sobre o rio Jamor, cujo acesso acabaria por ser suprimido com a construção do eixo viário designado por IC19.

“Este é mais um espaço natural que devolvemos à população, fruto do protocolo entre a Câmara Municipal de Sintra, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Parques de Sintra-Monte da Lua”, sublinha Basílio Horta, presidente da autarquia sintrense.

A par do seu valor histórico e patrimonial, decorrente da integração no conjunto de propriedades reais e da sua relação com os jardins do Palácio Nacional de Queluz, a Matinha de Queluz possui um valor relevante para a conservação da natureza, em função das espécies autóctones que nela se desenvolveram e, em especial, do povoamento de sobreiros nela existente. O interesse histórico e natural da Matinha convertem este espaço num local de características únicas, de grande potencialidade para a educação ambiental e de sensibilização da população (e, em especial, dos jovens) para os valores da conservação da natureza e da identidade local.

A 25 de abril deste ano foi assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Sintra, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Parques de Sintra-Monte da Lua, para a gestão da Matinha de Queluz.

Todas as informações sobre a iniciativa da Parques de Sintra Monte da Lua podem ser consultadas em www.matinhadequeluz.pt.