Faltam apenas 8 dias para o início do Allianz Sintra Pro, a quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2018, o circuito que define os títulos de campeões nacionais de surf. E a Praia Grande será uma paragem decisiva para as contas finais desses mesmos títulos. À partida para esta etapa, que vai realizar-se de 6 a 8 de Julho, Filipe Jervis – 2.º do ranking, atrás do espanhol Gony Zubizarreta – e Teresa Bonvalot são os surfistas melhores colocados nesta renhida luta pelos respetivos títulos masculino e feminino.

O Allianz Sintra Pro é também a última de três etapas da Allianz Triple Crown e será aqui que se vão encontrar os vencedores. Com um cheque global de 6.000 em jogo, Gony Zubizarreta e Camilla Kemp são os surfistas que seguem melhor posicionados nesta luta.

Este é o quarto ano consecutivo que a Liga MEO Surf vai até ao verão da Praia Grande, numa prova onde é sempre de prever “casa cheia”. Este é também um palco histórico do surf nacional, pois esta praia do concelho de Sintra já recebeu uma etapa do Circuito Mundial de Surf em 1997, onde ficou famosa a vitória de Ruben Gonzalez sobre o então campeão do Mundo Kelly Slater. A Praia Grande já foi, inclusive, palco de outras provas internacionais, como o Eurosurf de 1995 e 1999.

 

José Francisco Neves, Membro de Comité de Direção e Diretor Coordenador de Market Management da Allianz Portugal

“A etapa na Praia Grande é aguardada com grande expectativa, uma vez que é no Allianz Sintra Pro que vão ser coroados os vencedores do Allianz Triple Crown. Esperamos, por isso, que nesta terceira etapa estejam reunidas as melhores condições para a realização de uma prova bastante competitiva, que traga momentos únicos não só para os surfistas em prova, como também para o público presente.

Esta associação da Allianz ao campeonato nacional de surf permite-nos estar próximo dos nossos Clientes, de uma forma ativa, em associação a um espírito de coragem e ousadia a que gostamos de estar associados. É importante que as pessoas conheçam a Allianz para além da sua forte solidez enquanto Companhia de Seguros, que nos identifiquem também como uma entidade que acompanha sempre a forma de estar na vida dos seus Clientes e do público em geral. O Surf, por tudo o que transmite e pela diversidade de pessoas que atrai, é sem dúvida uma excelente oportunidade para o demonstrarmos.”

 

Rui Pereira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra

“É com enorme agrado e entusiasmo que Sintra acolhe o Allianz Sintra Pro, nos próximos dias 6, 7 e 8 de julho, a quarta de cinco etapas da edição de 2018 da Liga MEO Surf, competição que consagra os campeões nacionais de Surf. A Praia Grande tem imensa tradição no Surf e é o local de treino por excelência de muitos dos principais atletas da modalidade. Após as recentes intervenções efetuadas pela Autarquia, estou convicto que, hoje, a Praia Grande reúne melhores condições para a realização de grandes eventos de Surf. Esperamos por todos vós!”

 

Nic von Rupp, surfista local e vencedor desta etapa em 2007

“É com enorme prazer que vou estar presente na etapa da Praia Grande. Esta é a praia que fez o meu surf evoluir, é a zona em que vivo e onde me sinto em casa. Resta esperar por boas ondas para mostrar o melhor. Sinto-me motivado, estou com boas pranchas e vou dar tudo. A primeira etapa do circuito nacional que ganhei foi na Praia Grande, quando tinha 15 anos. Fui o mais jovem a ganhar uma etapa do nacional Open. Mais tarde, em 2016 fiquei em 2.º lugar, atrás do Eduardo Fernandes. A Liga, hoje em dia, está com um nível brutal e tem imensos atletas a surfar num nível elevado, mas estou muito motivado para ganhar mais uma etapa”.

Todas as etapas da Liga MEO Surf têm transmissão em direto no canal televisivo MCS Extreme, em www.ligameosurf.pt e no Facebook do MEO, em complemento com as plataformas oficiais da Associação Nacional de Surfistas em www.ansurfistas.com e nas redes sociais @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2018 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Renault, Somersby, Moche, Rip Curl e da Câmara Municipal de Sintra, a Fundação PT como parceira ambiental, e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.

 

Créditos da Fotografia: ANSurfistas/Luís Niza