Festival Sete Sóis Sete Luas de volta à Fábrica da Pólvora

OEIRAS | Música, Arte, Gastronomia, Circo e Teatro de Rua

O Festival Sete Sóis Sete Luas (FSSSL) volta a animar, com muitas novidades, as noites de Verão na Fábrica da Pólvora de Barcarena, no concelho de Oeiras, entre 29 de junho e 17 de agosto.  Além de músicas do Mediterrâneo e do Mundo Lusófono, como tem sido tradição deste Festival, este ano há novidades, sendo incluídos no programa a gastronomia, a arte, o circo e o teatro de rua.

Cada sexta-feira está marcado um evento no sugestivo enquadramento  da Fabrica da Pólvora. Vão atuar neste surpreendente palco músicos de diferentes regiões do Sul de Itália (Lavinia Mancusi, Tammorra, Mimmo Epifani), da Angola (Lucia de Carvalho), da Espanha (Roman Vicenti) e duas orquestras multiculturais, produções originais do Festival Sete Sóis Sete Luas: a Cunfrontos 7Sóis Band (13 de Julho) e a Estrelas 7Sóis (27 de Julho).

O FSSSL arranca, esta sexta feira, dia 29 de junho, com uma “Experiencia de sabores de Cabo verde e Marrocos”, que representa um importante momento de cooperação entre as cidades participantes no Festival, e que conta com a participação de cozinheiros representativos da diversidade cultural do Mediterrâneo.

Vão participar a Chef SU, da ilha do Maio, em Cabo Verde e a chefe Nádia El Firqi, da cidade de Azemmour, em Marrocos. No mesmo dia, 29, tem lugar o “Atelier de Pintura”  para o qual foi convidado um dos mais consagrados pintores marroquinos, Abdelkarim Elazhar e que consistirá num laboratório de pintura para meninos e eventualmente também para adultos, dedicado ao tema do retrato.

No dia 30 de junho, a partir das 22h00, há “Nuite de Lumiére”- Teatro de rua com efeitos pirotécnicos, um espetáculo fascinante sobre a incrível história de iluminadores, domadores de fogo inigualáveis.

Os espetáculos musicais, que decorrem às sextas-feiras, às 22h00, abrem, no dia 6 de julho, com a violinista italiana Lavina Mancusi, que traz à Fábrica da Pólvora “música nômada”. Seguem-se em julho, no dia 13 “Cunfrontos 7Sóis” – Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Portugal, a 20, Lúcia de Carvalho – Angola e  dia 27, Estrelas Sete Sóis – Brasil, Grécia, e Portugal.

Em agosto, sobem ao palco Tammorra, da Sicília no  dia 3, Roman Vicenti, da Andaluzia (flamenco) no dia 10 e Mimmo Epifani & the Barbers (Salento) no dia 17 de agosto.