Exposição coletiva de fotografia “Significação: Outras Imagens do Jardim”

A exposição pode ser vista no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e ao sábado e domingo, das 14h00 às 20h00.

A Parques de Sintra inaugura no dia 5 de maio, no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, a exposição coletiva de fotografia “Significação: Outras Imagens do Jardim”. A mostra exibe o trabalho de quatro artistas, vencedores do concurso lançado pela empresa no final de janeiro, e vai estar patente até 3 de junho.

Tomando os jardins, parques e tapadas sob gestão da Parques de Sintra como o campo de trabalho, a exposição pretende fomentar novos olhares sobre o património histórico, estimulando e apoiando a produção artística contemporânea e a sua fruição pelos diversos públicos.

Das propostas submetidas a concurso, o júri – composto por Marc Lenot, crítico de arte e autor, Isabel Capeloa Gil, reitora e diretora do programa internacional de Culture Studies da Universidade Católica Portuguesa, e Sérgio B. Gomes, crítico de fotografia e jornalista do Público – elegeu quatro vencedores: António Castanheira, Camille Aboudaram, com o projeto “Moonscape Reverie”, Lorena Travassos, com o projeto “Nó”, e Mané, com o projeto “Naturezas porcas”.

Para o júri, os artistas selecionados destacaram-se por questionarem “a ontologia do jardim e a sua ligação com o processo fotográfico”. António Castanheira “propôs fotografias que apresentam uma teatralização das estátuas do jardim como sinais de poder”, Camille Aboudaram optou por “uma intervenção gráfica dentro da própria fotografia, realizando um trabalho colorido e falsamente decorativo”, Mané abordou “a dimensão sensual do jardim”, “suscitando questões sobre a fronteira ética e (i)moral que separa o erótico do pornográfico; o sagrado do obsceno; ou perverso do natural”, enquanto Lorena Travassos deu “enfâse ao processo fotográfico”, “realizando fotografias efémeras transferidas para as folhas das árvores encontradas nos parques”.

António Castanheira

Formado em Arquitetura e Pós-graduado em Teoria da Arquitetura, fez formação em pintura na MArt, com Paulo Brighenti, em gravura com Ana Natividade e, mais recentemente, em fotografia no Ar.Co, com orientação de Gonçalo Salema.

Ao longo do tempo passou por formações fugazes em cinema, vídeo e desenho com, entre outros, Paulo Rocha, Wasted Rita, Ana Rito e José Maçãs de Carvalho.

Teve considerável atividade docente em inúmeras disciplinas artísticas, culminando na Escola António Arroio, onde foi alvo de um louvor escrito pela sua atividade complementar.

Camille Aboudaram

Camille Aboudaram (1989) é natural de Lyon, cidade onde cresceu, e está atualmente estabelecida em Lisboa. Obteve a sua licenciatura em Fotografia e Ilustração na University of East London. Já expôs na Inglaterra, Estados Unidos (Califórnia) e em Portugal. O seu primeiro photobook, intitulado (We are) the gostly others, foi publicado em Setembro de 2014, em Portugal, sob a forma de publicação de autor.

A sua prática fotográfica, frequentemente experimental, centra-se fundamentalmente na fotografia de autor e de paisagem, incorporando técnicas de ilustração quando relevante. Combina a fotografia com processos artesanais como a costura/tecelagem e ainda outros materiais e técnicas de impressão alternativos. Na sua prática de ilustração, emprega uma variedade de diferentes técnicas, tais como colagem, desenho manual, ilustração computadorizada, ou técnicas várias de gravura.

O seu trabalho aborda temas como a marginalidade, a identidade e alteridade, bem como a cultura popular e a ideia de arte acessível. A poesia e o humor são presença essencial no seu trabalho.

Lorena Travassos

Frequenta o Doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa (FCSH), com bolsa da CAPES, Brasil (Edital de Doutorado Pleno no Exterior).

Desenvolve pesquisa sobre fotografia e subjetividade, especificamente relacionada com a fotografia contemporânea portuguesa. É Mestre em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. Trabalhou como pesquisadora iconográfica para as revistas Scientific American, História Viva e Mentes&Cérebro.

É fotógrafa e integra o Grupo de Pesquisa em Mídia Portátil, Produção de Conteúdos Interativos (MPg) da UFPB (Brasil)/ UA (Portugal) e Grupo de Discussão em Fotografia sob orientação da Prof. Dra. Margarida Medeiros e investigadora do CIC.DIGITAL (FCSH-UNL).

Mané

Licenciou-se em Arte Multimédia (percurso de performance e instalação), distinguida com a Bolsa de Mérito 2009/10 da Universidade de Lisboa e o prémio BPI/FBAUL 2010. Também é licenciada em Saúde Ambiental e Pós-graduada em Design Urbano e Arte Pública. Este background continua a produzir grande influência no trabalho que produz onde, frequentemente, são exploradas as relações entre arte e ambiente.

Participou no Festival de Landart de Cascais 2010 e na Residência Artística para Creadores de Iberoamérica en México, financiada pelo Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, tendo exposto no Museo Diego Rivera-Anahuacalli e no Centro Cultural de España no México. Integrou a Mostra Nacional de Jovens Criadores 2009 na categoria de Artes Plásticas.

A exposição pode ser vista no MU.SA – Museu das Artes de Sintra, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e ao sábado e domingo, das 14h00 às 20h00.