Cumpriu-se esta tarde a 22ª Jornada do Campeonato Nacional de Portugal – Série D e as atenções estavam viradas para o derby sintrense entre o Sport União Sintrense e o Atlético Clube de Pêro Pinheiro no Complexo Desportivo da Portela de Sintra.

Derby é sempre derby e hoje não fugiu à regra. Jogo nem sempre bem disputado, mas rasgadinho quanto baste, difícil para ambas as equipas com o Sintrense a chegar à vitória por intermédio de Luís Tavares, que marcou aos 30 minutos da 1ª parte.

Muito melhor o Sintrense desde a chegada de Jorge Prazeres ao comando técnico. O trabalho vai dando resultados e a equipa já vai na sua terceira vitória consecutiva para alegria dos seus adeptos. Ainda há muito caminho a trilhar neste campeonato visto que a competitividade é imensa. Sinal disso é que, apesar das três vitórias consecutivas, o Sintrense apenas está a três pontos acima da linha da permanência.

Quanto ao Atlético de Pêro Pinheiro apresentou-se em Sintra para conquistar pontos. A entrega ao jogo – tal como o Sintrense – foi imensa na procura de pontos. A formação da capital do mármore vendeu muito cara a derrota. Muito bom trabalho de Rui Sousa à frente desta formação, a dizer bem alto que a equipa quer a permanência neste campeonato, apesar de ainda estar em lugares de descida. A jogar assim, estamos convictos que o Atlético de Pêro Pinheiro vai dar também uma alegria aos seus adeptos no final da época.

Em Mafra, frente ao líder do campeonato, o 1º de Dezembro não tinha nada a perder e foi na procura de pontos. Não se remeteu a uma defensiva porfiada, lutando com as armas que tem, mas este Mafra é um a equipa feita para subir de divisão, composta por excelentes futebolistas e foi aí que residiu a diferença na partida.

Marco Paulo, o novo técnico do 1º de Dezembro, tem também pela frente o objectivo de manter a equipa neste Campeonato de Portugal. A formação de São Pedro de Sintra soma agora 30 pontos, à semelhança do Sintrense, mais três pontos que o Atlético de Pêro Pinheiro, que é a primeira equipa abaixo da linha de água.

Na próxima jornada, 1º de Dezembro e Sintrense medem forças com equipas dos Açores:; O Sintrense joga domingo às 12 horas locais nos Açores (devido às ligações aéreas de regresso ao continente), com o Guadalupe, e o 1º de Dezembro recebe o Lusitânia .

No Pardal Monteiro, em Pêro Pinheiro, o Atlético recebe a sempre complicada equipa do Sacavenense.

RESULTADOS DA 22ª JORNADA
Eléctrico 0-1 Vilafranquense
Mafra 4-1 1º Dezembro
Torreense 3-0 Loures
Fátima 1-5 SC Praiense
Sacavenense 4-1 Alcanenense
Coruchense 2-1 Guadalupe
Sintrense 1-0 Pêro Pinheiro
Lusitânia dos Açores 2-0 Caldas

CLASSIFICAÇÃO ACTUAL
1 Mafra 50 pontos
2 Vilafranquense 47
3 SC Praiense 42
4 Torreense 39
5 Sacavenense 35
6 Loures 32
7 Caldas 30
8 1º Dezembro 30
9 Sintrense 30
10 Fátima 27

LUGARES DE DESPROMOÇÃO
11 Pêro Pinheiro 27
12 Coruchense 27
13 Alcanenense 22
14 Lusitânia dos Açores 18
15 Eléctrico 16
16 Guadalupe 12

PRÓXIMA JORNADA (23ª JORNADA – 4 de Março)
Guadalupe – Sintrense (jogo às 12h00)
1º Dezembro – Lusitânia dos Açores
Caldas – Torreense
Vilafranquense – Mafra
Alcanenense – Fátima
Loures – Coruchense
Pêro Pinheiro – Sacavenense
SC Praiense – Eléctrico