Movimento contesta parque estacionamento no Largo D. Fernando II

O movimento "Q Sintra" e as associações Canaferrim e Sintra Penaferrim, lançou uma petição contra a construção de um Parque de Estacionamento no Largo D.Fernando II, em São Pedro de Sintra

O Movimento “Q Sintra” e as associações Canaferrim e Sintra Penaferrim, lançou uma petição na internet que contesta a construção de um Parque de Estacionamento no Largo D.Fernando II, em São Pedro de Sintra, argumentando que “não é solução para resolver o caos do trânsito no Centro Histórico de Sintra”, porque “é sempre gerador de tráfego”, agravando-se os problemas de mobilidade.

O grupo de cidadãos, considera que uma intervenção no Largo D. Fernando II, conforme está prevista e que o SINTRA NOTÍCIAS avançou, terá que ter em conta “o reforço da sua identidade histórica”, o que não acontece com a atual proposta municipal no âmbito do ‘Projecto de Requalificação’ que “é um atentado ao do lugar e às características que levaram a UNESCO a classificar Sintra como Património Cultural da Humanidade”, propondo a instalação de “estacionamentos periféricos e a reserva do estacionamento em São Pedro e na Vila para os seus residentes”.

O protesto/contestação do Movimento de Cidadãos, já foi manifestado em sede da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Sintra, em sessão extraordinária, no dia 16 de Fevereiro. “Foi defendido que qualquer intervenção no local deve ter como objectivo o reforço da sua identidade histórica e da sua utilidade social, numa perspectiva de espaço público de qualidade e sustentável”, adianta o Movimento na Petição.

Os movimentos cívicos que integram o Movimento Q, reconhecem que a actual utilização do espaço “está desvirtuada com estacionamento indisciplinado e acolhem positivamente a realização de obras de melhoria no Largo de São Pedro, designadamente a sua infra-estruturação prevista pela Câmara”. Contudo, sublinham que a construção de um parque de estacionamento “aparece à revelia das boas práticas de gestão autárquica e das mais recentes teorias urbanísticas que privilegiam o peão em detrimento do automóvel”, e que irá agravar os problemas de mobilidade e tráfego dentro do Centro Histórico de Sintra.

Em jeito de desabafo, os cidadãos dizem estar dispostos a “levar a sua contestação até às últimas consequências, para travarem o que consideram um atentado ao espírito do lugar e às características que levaram a UNESCO a classificar Sintra como Património Cultural da Humanidade”.

Autarquia esclarece

Recorde-se, numa nota de imprensa ao SINTRA NOTÍCIAS a autarquia sintrense, refere que projeto de requalificação da Praça D. Fernando II, em São Pedro de Sintra, prevê acabar com cerca de 60% do estacionamento automóvel que atualmente existe no local,  esclarecendo que os veículos automóveis ficarão restringidos a uma área em que os lugares serão discretamente marcados com a diferenciação da cor da pedra. A Câmara sublinha que manter este estacionamento “serve as atividades e residentes locais, isto é, os restaurantes, cafés e outros de caráter local”.

A intervenção vai manter o carácter de versatilidade do espaço, acolhendo atividades diversas desde as culturais, feiras, eventos desportivos entre outros, que ganham prevalência sobre o estacionamento, assegura a autarquia.