O projeto de requalificação da Praça D. Fernando II, em São Pedro de Sintra, prevê acabar com cerca de 60% do estacionamento automóvel que atuamente existe no local, devolvendo o espaço às pessoas.

A empreitada, que tem início em outubro deste ano, vai acabar com o estacionamento que prolifera por todo o espaço. Com o projeto de requalificação haverá mais espaço para as pessoas, área onde os carros não poderão aceder, e onde está previsto a colocação de elementos de estadia e a criação de anfiteatro, aproveitando a modelação atual do terreno.

Numa nota de imprensa ao SINTRA NOTÍCIAS a autarquia sintrense esclarece que os veículos automóveis ficarão restringidos a uma área em que os lugares serão discretamente marcados com a diferenciação da cor da pedra. A Câmara sublinha que manter este estacionamento “serve as atividades e residentes locais, isto é, os restaurantes, cafés e outros de carater local”.

Imagem da futura Praça D. Fernando II

A intervenção vai manter o carácter de versatilidade do espaço, acolhendo atividades diversas desde as culturais, feiras, eventos desportivos entre outros, que ganham prevalência sobre o estacionamento.

Segundo a Câmara Municipal os objetivos desta obra passam pela requalificação do espaço público, reabilitação do património construído, mantendo os materiais originais como é o caso do atual piso em pedra. O projeto vai criar também percursos pedonais com ligação aos transportes públicos como alternativa à circulação automóvel.

A obra prevê também a reabilitação do edifício existente das instalações sanitárias públicas de apoio ao recinto da Praça D. Fernando II. A obra vai remodelar a rede de abastecimento de água e construir o sistema de saneamento e da rede de esgotos domésticos.

O projeto vai permitir também dotar toda a praça de rede de abastecimento de energia elétrica para servir feirantes e eventos culturais, para além da uniformização e definição de sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos domésticos .

A feira manter-se-á no mesmo local. A Câmara de Sintra lembra mesmo que, “a feira é um dos elementos a valorizar com este projeto, prevendo-se a infraestruturação da praça com rede de redistribuição de energia elétrica enterrada, por forma a dotar o espaço de melhores condições para o exercício das atividades”.

O caderno de encargos do concurso público para a empreitada tem como preço base de 707.547,17 euros, acrescidos de IVA. O prazo de execução é de 9 meses. A obra tem início a 1 de outubro de 2018.​