Sintra quer retirar torre de comunicações do Cabo da Roca

Os deputados na Assembleia Municipal de Sintra (AMS) aprovaram uma iniciativa do Bloco de Esquerda (BE) contra a reinstalação da estrutura de comunicações, com 45 metros de altura que "desfigura a paisagem" no Cabo da Roca

A Assembleia Municipal de Sintra (AMS) está contra a reinstalação da torre de comunicações do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo da Costa Portuguesa (SIVICC) junto ao farol do Cabo da Roca. A torre implicaria a reconstrução de uma estrutura de 45 metros de altura que “fere a beleza da paisagem e desfigura um dos ex-libris da costa Sintrense”, argumenta o Bloco de Esquerda (BE) de Sintra.

A torre de comunicações, instalada naquele local na primavera de 2013 sob grande contestação, ficou destruída pela tempestade ocorrida em dezembro passado.

A foto Pedro Maceira do blogue:
http://riodasmacas.blogspot.pt/

“Cabe ao Ministério da Administração Interna estudar alternativas de localização, procurando compatibilizar os compromissos assumidos pelo governo com a salvaguarda da paisagem e do património”, refere o documento, aprovado pelas bancadas do BE, PS, CDU, MPT e PAN, com a abstenção de PSD e votos contra do CDS.

Em resposta a uma interpelação do grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, o Ministério da Administração Interna afirma estar “a ser equacionado o eventual restabelecimento da sua operacionalidade”, alegando questões técnicas e compromissos internacionais para a eventual manutenção da localização.

Mas o governo assume que a instalação do equipamento junto ao farol do Cabo da Roca, foi uma escolha entre alternativas, “o que demonstra que a relocalização é possível, nem que para tal se tenha de fazer novo estudo para encontrar um local onde o impacto visual seja menor”, observa o BE.