A Câmara Municipal de Sintra aprovou a adjudicação da requalificação do Bairro SAAL do Pego Longo, na união das freguesias de Queluz e Belas, um investimento no valor de 600 mil euros.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra

A informação da adjudicação foi à reunião do executivo camarário desta sexta-feira. “Com uma área de intervenção de 18.460 mil metros quadrados, esta obra surge da necessidade de requalificar os espaços públicos com especial atenção aos espaços destinados ao convívio, ao lazer e à melhoria das condições de acessibilidade pedonal/viária, proporcionando um incremento da qualidade de vida desta população”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra.

“Com a instalação de equipamentos e mobiliário urbano no Parque da Quinta do Pego Longo, na zona poente do bairro, cria-se uma nova centralidade, entre Queluz a Belas, em paralelo com a ciclovia proposta pelas Infraestruturas de Portugal no âmbito da reabilitação da EN117”, defende o presidente da Câmara de Sintra. Para Basílio Horta, “o conceito da reabilitação deste espaço é uma melhoria da qualidade geral deste espaço público para os munícipes”.

O projeto, com um prazo de execução de 7 meses, prevê a colocação de equipamento e mobiliário no Parque da Quinta do Pego Longo, com instalação de equipamento (infantil, fitness, street workout e circuito de manutenção) e mobiliário urbano.

Os trabalhos incluem limpeza, desmatação e requalificação no percurso pedonal entre a Rua do Pego Longo e a Rua Paz e Amizade, construção de rampa e contenção de talude na Rua das Alfarrobeiras, arranjos exteriores na Rua da Escola, do Pego Longo, dos Namorados e de Santo António.

Na empreitada vão ser realizadas obras de construção de escadas entre a Rua das Escolas, 8 de Dezembro e das Margaridas e pavimentação da Travessa das Rosas e ligação pedonal à Rua do Chafariz. Vão ser também requalificados o Jardim das Margaridas, Jardim do Leão e Jardim do Afonso. Será também criada uma horta solidária com cerca de 20 talhões individualizados, possuindo uma dimensão média de 50 m².