Sismo em Arraiolos, sentido em Sintra e Grande Lisboa

Sismo de magnitude 4.9 com epicentro em Arraiolos, no distrito de Évora

Um sismo de magnitude 4.9 (Richter) teve epicentro a cerca de 6 quilómetros a Norte-Nordeste de Arraiolos, no distrito de Évora. Foi sentido às 11h51, desta segunda-feira, 15 de janeiro, sem diversos pontos do país, informou em comunicado o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Não causou danos pessoais ou materiais” e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) na região de Elvas, segundo o IPMA.

Foi sentido em diversos pontos da Grande Lisboa e centro do país.

No concelho de Sintra há testemunhos do abalo, sentidos na Vila de Sintra, Mem Martins, Cacém, Queluz.

Novo comunicado em breve

Na sua página da internet, o IPMA confirma que “este sismo foi sentido”, devendo “em breve ser emitido novo comunicado com informação instrumental e macrosísmica atualizada”.

O Instituto recorda que a localização do epicentro de um sismo “é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas”, lembrando que “agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”.

“Do mesmo modo, as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”, acrescentou.

 

(notícia em atualização 13:58)