Chuva, vento forte e neve

As temperaturas no continente, vão descer hoje e sábado entre 10 a 15 graus Celsius

Frente Fria | Imagem: IPMA

O estado do tempo está a sofrer um agravamento, com a passagem de uma superfície frontal fria que vai causar chuva e vento forte, queda de neve e agitação marítima, segundo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este agravamento do tempo levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Direcção Geral da Saúde a emitir conselhos à população. A ANPC aconselha a população a “garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, a adoptar uma condução defensiva, a não atravessar zonas inundadas, a colocar correntes de neve nas viaturas, fixar estruturas soltas e ter cuidado na circulação em zonas arborizadas e junto à orla costeira e zonas ribeirinhas”, refere a agência Lusa.

Também a Direcção-Geral da Saúde recomendou à população que se proteja do frio e da chuva. Para tal, o ideal é manter o corpo quente com luvas, cachecol, gorro ou chapéu, calçado e roupa quente, e utilizar várias camadas de roupa.

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria, prevê-se a ocorrência de “períodos de chuva temporariamente forte, passando a aguaceiros, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada”, segundo previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo serão fustigados também por “vento forte”, enquanto em todos os distritos do litoral do continente acima do de Leiria prevê-se “altura significativa das ondas”.

Para Vila Real, Viseu e Guarda foi emitido um Aviso Amarelo devido a chuva, vento fortes e “queda de neve, acima dos 1400 metros, descendo gradualmente para regiões abaixo dos 1000 metros”. Nos distritos de Bragança, a previsão é de chuva e vento forte, enquanto se espera pluviosidade no de Castelo Branco.

Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro não apresentam situação de risco. Contudo, prevê-se também chuva, mas não considerada forte.

Ao longo do dia, as temperaturas no continente, vão descer hoje e sábado entre 10 a 15 graus Celsius.