A Força Aérea, através da Esquadra 502 – “Elefantes”, que opera a aeronave C-295M, esteve envolvida, nos dias 18 e 19 de dezembro, em duas missões de transporte de órgãos para transplante.

A primeira missão teve início ao final da noite de segunda-feira, 18 de dezembro, tendo terminado já na madrugada do dia seguinte. Doze horas depois, a tripulação da aeronave C-295M voltaria a ser chamada para um novo transporte de órgãos.

No total, estas duas missões duraram mais de doze horas, com rotas em Portugal continental, tendo sido envolvidas duas aeronaves C-295M e duas tripulações.

A prontidão máxima dos meios aéreos, respetivas tripulações e restantes militares de alerta é essencial, sendo a rápida e ágil coordenação entre a Força Aérea e as diferentes entidades decisiva para o salvamento de vidas humanas.

Com o ano 2017 a chegar ao fim, a Força Aérea, através da Esquadra 502 – “Elefantes e da Esquadra 504 – “Linces” – esta última a operar a aeronave Falcon 50 – , contabiliza já 32 missões de transporte de órgãos para transplante.