O Natal está a chegar e o Pai Natal promete trazer, quase garantidamente, [não há certezas absolutas] um ou mais sacos de chuva para todo o país, em especial para o dia 25 de dezembro, dia de Natal. Assim mesmo!
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), hoje e sábado, estamos sob “influência de um anticilone”. O céu vai estar “pouco nublado ou limpo, havendo condições para a formação de neblina ou nevoeiro matinal”.
No domingo, dia 24 [véspera de Natal] uma depressão centrada a sul do Algarve, vai influenciar o estado do tempo no Centro e no Sul do país. Ainda assim, o céu vai apresentar-se “temporariamente muito nublado, com possibilidade de períodos de chuva fraca, no litoral”, diz o IPMA.
O deslocamento do anticiclone, significa, que no dia 25, dia de Natal, podem ocorrer “períodos de chuva ou aguaceiros que vão aumentar de frequência e intensidade a partir da tarde nas regiões Norte e Centro”. Há mesmo a previsão de “queda de neve acima de 1500 metros de altitude a partir do final da tarde”, admite o IPMA.
Para terça-feira, dia 26, a precipitação promete continuar, para não variar.
As noites vão continuar frias até à consoada, com os valores de temperatura mínima, entre os 0ºC nas regiões do interior e entre 5 e 10ºC no litoral.
A temperatura mínima deverá subir no dia 25, e a temperatura máxima não terá variações significativas, e deverá estar entre os 8 e 13ºC nas regiões do interior e entre os 14 e 17ºC nas restantes regiões.
Com tanta falta de água no país, não nos podemos queixar! O melhor mesmo é ligar a lareira ou aproveitar ao máximo o calor familiar com boas conversas, de preferência sem telemóvel na mão.
Afinal, estão reunidas as condições ideais para aproveitar ao máximo a quadra natalícia junto de todos aqueles que mais estima, considera e ama. O resto, é chuva e frio!
Um feliz Natal.
Imagem: Luis Cardoso / Cardosálio