Sintra debate impacte na gestão no património mundial

Dias 8 e 9 Novembro | Centro Cultural Olga Cadaval | Sintra

Volta do Duche, Sintra

Especialistas de várias áreas debatem, quarta e quinta-feira, em Sintra, os estudos de avaliação de impacte patrimonial de projetos e ações, no âmbito da gestão dos sítios e monumento classificados como património mundial.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (APAI), Júlio de Jesus, afirmou que este instrumento recomendado pela UNESCO “é praticamente ignorado” em Portugal.

O encontro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, junta arqueólogos, arquitetos, historiadores de arte, arquitetos paisagistas, antropólogos, biólogos, engenheiros do ambiente, entre outros profissionais especializados, que “em comum têm a preocupação dos impactes no património, designadamente o património mundial”.

Em discussão vai estar um documento, publicado há seis anos pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), “que continha instruções para avaliação de impacte no património mundial”.

Lusa