Lisboa e Mafra vão receber Museu Nacional da Música

Foto | Museu Nacional da Música

O Museu da Música vai ser transferido em 2019 para o Palácio Foz, em Lisboa, onde vai ficar exposto o espólio do romantismo, e para Palácio de Mafra, que vai acolher o acervo barroco, adianta o Ministério da Cultura.

A tutela, que remete mais pormenores da mudança para o anúncio oficial a efetuar a 17 de novembro, em Mafra, disse à agência Lusa que, até ao final de 2018, pretende transferir o espólio do barroco sacro e profano do século XVIII, das instalações do atual Museu Nacional da Música, em Lisboa, para o Palácio Nacional de Mafra, onde vai existir também um setor dedicado às bandas filarmónicas e militares.

O Ministério da Cultura vai manter na capital, no Palácio Foz, o espólio associado à música palaciana dos séculos XVIII e XIX, bem como documentação relativa às escolas, músicos e tertúlias dos séculos XX e XXI, abandonando as instalações do Alto dos Moinhos, pertencente ao Metropolitano de Lisboa.

A criação dos dois polos do museu tem como objetivo “potenciar da melhor forma as coleções existentes, dando-lhes maior visibilidade e permitindo uma mais adequada fruição pelos públicos nacionais e estrangeiros”, apontou o Ministério da Cultura, em resposta à agência Lusa.

O processo de transferência “deverá ficar concluído” até ao final de 2018, data em que terá de devolver ao Metropolitano de Lisboa as instalações hoje ocupadas pelo Museu Nacional da Música.