“Da Solicitude à Esperança” na Casa de Saúde da Idanha

    “Da solicitude à esperança: desafios aos agentes de Pastoral da Saúde” é o tema das VII Jornadas Hospitaleiras de Pastoral da Saúde, que vai decorrer no dia 7 de novembro, no auditório da Casa de Saúde da Idanha, na União de Freguesias de Queluz e Belas, no concelho de Sintra.

    A iniciativa do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IIHSCJ) inicia-se às 9h30 com a conferência inaugural “Humanizar e cristianizar o tempo de morrer: desafios pastorais”, pelo padre Nuno Santos.

    Segundo o programa a reflexão sobre “a esperança e a morte” continua nos dois painéis seguintes intitulados, respetivamente, ‘Desejo de morrer ou medo de viver’, às 10h30, e ‘a inevitabilidade da morte’, às 11h45, com dois intervenientes em cada.

    Durante a tarde, “na força de viver e a fé” com a conferência ‘Cuidado e esperança no sofrimento’, com três ideias-chave – “entreajuda, perseverança e acompanhamento”, a partir das 14h30.

    “Estratégias de Promoção da Esperança e Bem-estar Espiritual – Desafios Pastorais” é o mote do workshop que começa às 15h45 orientado pelo padre Nuno Santos e moderado pela irmã Hospitaleira Maria da Conceição Jardim.

    Recorde-se, o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com Fins de Saúde que gere e administra os 12 estabelecimentos em Portugal.

    As Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão presentes em 24 países da Europa, América, África e Ásia e tem como missão a “promoção da saúde e assistência na doença” no âmbito da saúde mental e psiquiatria.