Vários camiões da recolha de lixo foram impedidos, esta noite, de sair das oficinas dos SMAS de Sintra pelo piquete de greve ali presente, na sequência da greve da Função Pública convocada para esta sexta-feira.

O clima “aqueceu” na madrugada desta sexta-feira, quando vários camiões tentaram sair das instalações do SMAS para a recolha de resíduos sólidos no concelho de Sintra. Apesar de muitos trabalhadores não terem aderido à greve, a verdade é que foram impedidos pelo piquete de greve ali presente de sair das instalações com os respectivos camiões. O SINTRA NOTÍCIAS apurou que os responsáveis envolvidos optaram por não forçar um possível confronto.

Piquete de greve no SMAS impediu saída de camiões do lixo

A página da rede social facebook do Partido Comunista Português de Sintra refere que, no “concelho de Sintra esta corajosa luta iniciou-se com a adesão, em cerca de 80%, dos trabalhadores da recolha de resíduos sólidos dos SMAS de Sintra, onde apenas um carro saiu para realizar a recolha”. Segundo a estrutura partidária do PCP de Sintra o “piquete de greve contou com a presença da concelhia de Sintra do PCP e do seu eleito na Câmara Municipal de Sintra e do presidente do STAL”.

Está em curso desde a meia-noite uma greve de 24 horas da Função Pública convocada pela Frente Comum, afeta à CGTP. As estruturas sindicais dos trabalhadores do Estado denunciam a ausência de respostas do Governo sobre aumentos salariais e reposição do pagamento de horas extraordinárias. O descongelamento de carreiras e as 35 horas semanais são outras reivindicações.

A greve deverá afetar vários serviços públicos ao longo do dia, designadamente o atendimento nos balcões da Segurança Social, em repartições de Finanças e lojas do Cidadão. Algumas escolas poderão ter de permanecer de portões fechados. Outras poderão funcionar parcialmente.

 

Foto: DR PCP