A freguesia de Casal de Cambra regularizou mais loteamentos durante os últimos 4 anos do que nos anteriores 20 anos.

Os números foram apresentados por Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, esta quarta-feira durante a presidência aberta que realizou na freguesia. Casal de Cambra é uma zona que nasceu como Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI). Os moradores locais têm lutado nas últimas décadas pela legalização das suas habitações. A freguesia é fortemente marcada por esta realidade tanto a nível territorial, como da comunidade.

Basílio Horta e Rui Pereira em Casal de Cambra

“Quando iniciamos o atual mandato criámos o Gabinete AUGI, na estrutura interna da autarquia, com um objetivo claro: Encarar esta questão do ponto de vista social e resolver os problemas às pessoas”, referiu Basílio Horta. “Hoje os resultados são claros: Até 2013 tinham sido legalizados 23 hectares neste território, no final do nosso mandato teremos 47 hectares. Este é o resultado da vontade de mudar e resolver os problemas do território e das pessoas”, destacou o autarca.

Basílio Horta lembrou que a Câmara de Sintra abdicou de mais de 5 milhões de euros de receita para garantir que diversos processos de legalização “não fossem prejudicados pela ausência de recursos financeiros dos munícipes de Casal de Cambra”. “Entre 2010 e 2013 foram emitidos somente 4 alvarás de loteamento em Casal de Cambra, enquanto no atual mandato vamos emitir um total de cerca de 35 alvarás, a que corresponde a 750 fogos devidamente legalizados”, sublinhou Basílio Horta.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra aproveitou ainda para lembrar os cerca de 9 milhões de euros de investimento direto, nos últimos 4 anos, da autarquia na freguesia, destacando a obra a decorrer que vai permitir a ligação da EN 250 à Avenida do Brasil e ao Pavilhão Gimnodesportivo de Casal de Cambra. “Vamos continuar este caminho de planeamento, trabalho e concretização para tornar a nossa terra melhor”, sublinhou o autarca.

 

Fotografias: DR CMS (Zé Correia)