A remuneração dos enfermeiros especialistas no Serviço Nacional de Saúde (SNS) pode originar, a partir de 3 de julho, o fecho de serviços do Hospital Amadora/Sintra. O alerta foi feito pela bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco.

A OE avança em comunicado que “já recebeu notificações de mais de uma dezena de serviços de todo o país a informarem que os enfermeiros especialistas vão deixar de exercer as suas competências de especialidade, a partir de 3 de julho, caso não sejam revistos os seus contratos individuais de trabalho e respetiva remuneração”.

“Esta tomada de posição já é um movimento de âmbito nacional, que atinge diferentes especialidades e que conta com o apoio total da Ordem, que é a única entidade que atribui o título de especialista”, refere a Ordem. No comunicado é lamentado ainda o facto de, “apesar da ameaça latente de bloqueio de serviços do SNS, até agora não tivemos qualquer tomada de posição do primeiro-ministro já que este assunto não está na mão do ministro da Saúde”.

A Ordem considera que “esta situação não pode continuar a ser ignorada pelo governo, sob pena de dentro de algumas semanas fecharem serviços nos hospitais de Norte a Sul do País”, alerta a bastonária Ana Rita Cavaco.

A OE adiante ainda que teve conhecimento, “por escrito, das manifestações enviadas aos presidentes dos conselhos de administração e ao ministro da Saúde por enfermeiros especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica, Reabilitação, Médico-Cirúrgica e Materno Obstétrica de todo o País”, onde está incluído o Hospital Amadora/Sintra

Ana Rita Cavaco lembra ainda no comunicado que “ainda está por cumprir o compromisso assumido pessoalmente pelo ministro da Saúde para a criação de um regime de exceção” para o setor da Saúde, de forma a que o setor deixe de depender das Finanças para as autorizações de contratações e substituições de enfermeiros do SNS”.