50 desafios do jogo Baleia Azul | Imagem: Jornal Ciência

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sintra, através do seu Núcleo de Comunicação e Imagem, vai realizar no dia 19 de maio às 19 horas, no auditório dos Bombeiros, uma sessão de esclarecimento, sobre um tema, “Jogo da Baleia Azul”.

Bombeiros Voluntários de Sintra

“Vamos contar com a participação das psicólogas Dra Sílvia Gonçalves, da Clínica Médica Fisiospace, Dra Sónia Fernandes, do Agrupamento de Escolas Dom Carlos I, e aguardamos a confirmação da presença da GNR de Sintra”, adiantam os Bombeiros de Sintra em nota enviada ao SINTRA NOTÍCIAS.

“Com esta sessão pretendemos transmitir mais informação e esclarecer algumas dúvidas sobre o tema”, destacam os Bombeiros de Sintra.

Jogo Baleia Azul

O Jogo da Baleia Azul, inclui 50 níveis de dificuldade, o último dos quais é o suicídio dos seus jogadores. As tarefas que os seus jogadores, quase sempre adolescentes, são desafiados a cumprir começam por coisas relativamente inócuas como ouvir uma determinada música ou vídeo remetido pelos administradores, ou curadores, do jogo. Vão subindo de gravidade até implicarem actos de auto-mutilação ou desferir golpes em determinadas partes do corpo.

Os jogadores, cujo silêncio é condição para poderem continuar, são pressionados depois para, sob pena de os seus familiares serem atacados, subirem ao telhado de prédios ou permanecerem em cima de pontes ou viadutos. O desafio final, o 50.º, implica o suicídio.

Bombeiros Voluntários de Sintra:
Avenida da Aviação Portuguesa, 2710-536 Sintra
Telefone: 21 923 62 00 / 96 58 59 021
E-mail: webmaster@abvsintra.pt
E-mail Secretaria Geral: sgeral@abvsintra.pt
E-mail Secretaria Comando: scomando@abvsintra.pt
Site: www.abvsintra.pt
Coordenadas GPS: 38º 48′ 26. 56″ N 9º 22′ 39. 34″ W