A MUSGO Produção Cultural está em fase de pré-produção de “14-18”, espectáculo de teatro que se associa à evocação do centenário sobre o final da Primeira Guerra Mundial, projeto que co-produzido pela União das Freguesias de Sintra e que se iniciam nesta quarta-feira, 17 de maio, às 14h30, na Escola Secundária de Santa Maria, na Portela de Sintra.

O elenco de intérpretes é constituído por profissionais e estudantes de teatro – nomeadamente, os finalistas do Curso Profissional de Artes do Espectáculo da Escola Secundária de Santa Maria que, com “14-18”, cumprirão o seu estágio profissional.

O projecto integra, além da apresentação do espectáculo, a realização de quatro conferências públicas sobre temas afins à dramaturgia, bem como, a realização de seis workshops de apuramento técnico de saberes teatrais específicos, visíveis no corpo do espectáculo.

As conferências arrancam quarta-feira, 17 de maio e prolongam-se até ao dia 7 de Junho. São abertas a toda a comunidade, e abordam temas como o Daesh, o Islão, os alegados “gangs” da linha de Sintra ou a participação portuguesa no primeiro conflito mundial.

Participam sociólogos, historiadores, assistentes sociais, investigadores, jornalistas e o presidente de uma associação islâmica em Sintra.

Programa:

17 de Maio/14h30
– Raquel Moleiro, Os Jiadistas Portugueses
– Mamadou Ba, Presidente da Associação Comunidade Islâmica da Tapada das Mercês e Mem-Martins

24 de Maio/15h30
– Ana Paula Pires, Portugal e a Primeira Guerra Mundial
– João Rodil, Sintra na Primeira Guerra Mundial

31 de Maio/15h30
– António Brito Guterres, Gangs da Linha de Sintra
– Susana Mesquita, Jovens, Delinquência e Habitação Social

7 de Junho/15h30
– Maria José Oliveira, apresentação em Sintra do livro “Prisioneiros Portugueses da Primeira Guerra Mundial”