A Vila da Ericeira, no concelho de Mafra, não terá uma rua ou apenas um restaurante, mas sim a Vila inteira, com mais de quarenta espaços, entre restaurantes, snack-bares e Bares a participarem no 2.º Festival do Polvo, iniciativa que se realiza entre os dias 12 a 21 de maio.

Terra de pescadores, não faltam na Ericeira relatos, mais ou menos surpreendentes, de pesca de polvos. Elegendo as muitas rochas que formam a orla costeira da vila como local privilegiado de habitação, não é preciso ir para alto mar nem sequer ter um barco para apanhar um belo exemplar.

As histórias de pescas inesperadas de polvos estendem-se inclusive aos veraneantes que, mesmo sem qualquer experiência de mar, acabam por conseguir apanhar alguns espécies mais incautos.

São mil e uma histórias que fazem do polvo um dos grandes protagonistas da gastronomia da vila. Preparado de inúmeras formas, é um das propostas mais recorrentes nas ementas dos restaurantes da região.

Durante o 2º Festival do Polvo, iniciativa promovida pela Câmara de Mafra, que se realiza entre 12 a 21 de Maio, poderá deliciar-se com os seus pratos favoritos ou aventurar-se em novos temperos.

Além dos 40 restaurantes participantes, vão realizar-se show cookings no Mercado Municipal da Ericeira, presididos por chefs de renome e elementos da restauração local, nos dias 13 e 14 de Maio.

Aproveite o fim de semana para experimentar novas formas de saborear o polvo ao mesmo tempo que prova vinhos ou cerveja artesanal dos produtores regionais.

É um excelente pretexto para fazer da Ericeira o seu destino de eleição nos próximos tempos.

Sintra Notícias com Nuno Nobre