A autarquia de Sintra aprovou esta terça-feira o lançamento do concurso público para construção do Centro de Saúde de Almargem do Bispo, que servirá cerca 7 mil e 600 utentes e com um investimento de 775 mil euros.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta referiu que “é uma vitória para a comunidade de Almargem do Bispo, uma prioridade e um compromisso assumido perante a população que se está a cumprir”.

O futuro Centro de Saúde de Almargem do Bispo será construído em Casal do Rebolo e visa suprir as necessidades dos utentes da União das freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar.

Respeitando as características da envolvência, pretende-se assumir e reforçar a linguagem formal dos volumes de duas águas tão presente da paisagem existente e aliar o provincianismo a novas tendências técnicas construtivas de materiais tradicionais.

Pretende-se igualmente reforçar a relação entre o interior e o exterior do edifício, e permitir que os utentes tenham ampla visibilidade para o exterior.

Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Almargem do Bispo e Sintra são os cinco centros de Saúde que a Câmara de Sintra vai construir incluindo a cedência dos terrenos, desenvolvimento de todo o projeto e o pagamento de 30% da obra, cabendo à administração central os outros 70%. No caso do Centro de Saúde de Sintra a autarquia paga a totalidade da obra.

Os novos centros de saúde vão servir mais de 170 mil pessoas num investimento global de mais de 8 milhões de euros.