Resgate em paquete no Cabo da Roca

Força Aérea Portuguesa resgata dois turistas britânicos

Dois turistas britânicos, de 81 e 86 anos, foram resgatados pela Força Aérea e pela Marinha do paquete ‘Balmoral’, que navegava a cerca de 20 quilómetros do Cabo da Roca, no concelho de Sintra.

“O alerta foi recebido diretamente do navio, através do número de telefone de emergência no mar do MRCC Lisboa [Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo], a informar que tinha uma passageira com sintomas compatíveis com AVC em evolução, e um segundo incidente com outro passageiro, ocorrido quase em simultâneo, com quadro de enfarte agudo do miocárdio e edema agudo do pulmão”, refere a Marinha, em comunicado.

Os dois passageiros, de nacionalidade britânica, são um homem de 86 anos e uma mulher de 81 anos, que se encontravam a bordo do navio.

Um helicóptero EH-101 partiu da Base Aérea Nº6, no Montijo, e resgatou os dois passageiros do navio com bandeira das Bahamas, que se encontrava a 20 quilómetros do cabo da Roca, a 84 quilómetros do Montijo, numa operação que decorreu cerca da meia-noite.

“O INEM (CODU-Mar) avaliou a necessidade das evacuações médicas como urgentes. Os passageiros do paquete foram transportados para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em estado grave”, acrescenta.