Fundação AFID Diferença inaugura exposição ‘Olhar De(s)Perto’

Mostra de trabalhos estará em exposição até fevereiro

"Hipopótamo"

A Fundação AFID Diferença, que apoia jovens com deficiência, crianças e idosos no concelho da Amadora, inaugura este sábado, dia 21 de janeiro a exposição ‘Olhar De(s)Perto”, uma coleção de trabalhos feitos pelos jovens da Fundação que estará em exposição na galeria Municipal Artur Bual até 19 de fevereiro, na Amadora.

João Deus
Ampliação Pedro e Mafalda

A exposição ‘Olhar De(s)Perto’ é uma coleção de trabalhos de pintura de autoria dos jovens da Fundação AFID Diferença, cujo nome descreve não apenas a atitude de quem contempla, mas também a postura dos próprios autores.

A exposição procura providenciar um encontro intimista com o imaginário dos autores das obras através das suas telas, desenhos e dos livros de artista, que poderão ser manuseados ou dispostos de pé como expositores.  Objetos delicados, mas interativos, os livros de artista acolhem séries de pequenos desenhos com motivos recorrentes, experimentações gráficas e narrativas espontâneas (próximas ou não do universo da ilustração e da banda desenhada) que permitem de certa forma privar com a personalidade dos seus autores.

Joana Coelho

“Convidamos assim o público não apenas a deixar-se surpreender com os trabalhos expostos na parede, mas também a fazer uma espécie de arqueologia, procurando tesouros escondidos nos livros por abrir, a imergir nas suas páginas e a deambular através dos gestos, das cores, das histórias com um olhar mais próximo, mais atento, mais desperto”, explica Nuno Lacerda, coordenador do atelier de pintura da Fundação AFID Diferença.

Paralelamente será também exposto um corpo de trabalho inédito criado em colaboração com as artistas Anabela Mota e Marta Silva, durante a residência artística intitulada “O Espanto de Ver”.

Olhar De(s)Perto Horizontal

“É com enorme orgulho que expomos o trabalho artístico que é feito dentro da Fundação AFID e que partilhamos com os outros a criatividade de expressão dos nossos jovens. Foi um ano de trabalho e dedicação e esta mostra quer exatamente demonstrar isso a todos que por ela passarem”, afirma Domingos Rosa, Presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença.

A exposição conta com o apoio da Câmara Municipal da Amadora e terá na inauguração a atuação do grupo de percussão AFID Ritmo. A coleção estará patente na galeria Municipal Artur Bual até 19 de fevereiro na Amadora. A exposição pode ser visitada de terça a domingo das 10h às 18h e também estará acessível a cegos.

Sintra Notícias com AFID