Teve início o programa “Bolsas Sociais nas Creches” de Sintra destinado a crianças entre os 3 meses e os 3 anos.

“Assumimos o combate à pobreza e à exclusão social como prioridades deste mandato”, afirmou Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, durante a cerimónia que assinalou a entrega das bolsas sociais às famílias do concelho.

No programa desenvolvido pela autarquia estão atribuídas 168 bolsas sociais para o ano lectivo 2016/2017 num valor 162 mil euros. O presidente da Câmara referiu que em Sintra “existem cerca de 3795 vagas em creches, das quais 1351 na rede solidária e 2444 no setor privado, sendo que apenas 1091 se encontram abrangidas por acordos de cooperação com a segurança social”, concluiu.

Basílio Horta elogiou a responsabilidade social das instituições que estabeleceram parceira com a autarquia, disponibilizando mais de 400 vagas.

A bolsa prevê um apoio de 50% para o 1º escalão do abono de família, 40% para o segundo e 30% para o 3º escalão.

Podem aderir ao programa entidades da rede solidária e do sector privado, contudo é dada preferência às vagas disponibilizadas pelas entidades aderentes da rede solidária.

Os munícipes que pretendam candidatar-se à bolsa deverão entregar um formulário, disponibilizado no site da Câmara, nas lojas/espaços do Cidadão do concelho.