O município de Sintra homenageou, este sábado, 22 de outubro, as nove Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho de Sintra, com a atribuição da “Medalha de Coragem e Abnegação”, pelos “excecionais serviços que têm vindo a ser prestados em prol da população, pela salvaguarda da vida e pela proteção das serras e florestas, bens de inquestionável valor cultural e patrimonial”, do município.

“Se há medalha merecida de Abnegação e Coragem é esta, não só pelo que fizeram pelo nosso concelho e pelo nosso país”, disse “, disse Basílio Horta, na cerimónia que decorreu, no Centro Cultural Olga Cadaval.

"Como era possível que o segundo maior concelho do país, não tivesse uma unidade de suporte básico de vida? Quantas vidas poderiam ter sido poupadas? Como foi possível", questionou-se Basílio Horta
“Como era possível que o segundo maior concelho do país, não tivesse uma unidade de suporte básico de vida? Quantas vidas poderiam ter sido poupadas? Como foi possível”, questionou-se Basílio Horta

Na ocasião foram ainda entregues às nove corporações de Bombeiros do concelho, desfibrilhadores automáticos externos, equipamento inexistente no concelho e que mereceu a indignação do presidente da Câmara: “Como era possível que o segundo maior concelho do país, não tivesse uma unidade de suporte básico de vida? Quantas vidas poderiam ter sido poupadas? Como foi possível”, questionou-se Basílio Horta.

“Não se compreendia que as ambulâncias dos nossos bombeiros não tivessem desfibrilhadores para que pudessem ocorrer imediatamente a qualquer emergência”, disse o edil, que pretende dotar, com este tipo de equipamento, escolas e recintos desportivos para que “em situações de emergência, não faltem os meios de socorro, básicos, que podem salvar vidas”, sublinhou Basílio Horta.

Bombeiros preocupados

Em representação de todas as Corporações de Bombeiros de Sintra, Luís Pimentel, Comandante, dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém, regozijou-se com o “reconhecimento público” do município pelo trabalho desenvolvido pelos bombeiros no concelho, considerando a cerimónia “marcante, num concelho que é o primeiro a nível nacional em número de corpos de bombeiros”.

Comandante, Luís Pimentel, em representação dos Bombeiros do Concelho de Sintra, regozijou-se com o "reconhecimento público" do município pelo trabalho desenvolvido pelos bombeiros" no município, considerando a cerimónia "marcante"
Comandante, Luís Pimentel, em representação dos Bombeiros do Concelho de Sintra, regozijou-se com o “reconhecimento público” do município pelo trabalho desenvolvido pelos bombeiros” no município, considerando a cerimónia “marcante”

Contudo no desempenho da sua missão diária, os bombeiros “têm alguns problemas”, em virtude do aumento do número de serviços de socorro prestados, também no combate e auxílio a incêndios [no concelho e noutros pontos do país], sublinhou Luís Pimentel. Mas não só.

“O nosso concelho é traçado pela rodovia com mais movimento no país, o IC19 e pela Linha de Sintra”, e possui uma “zona industrial importante” e a “Serra de Sintra, património classificado pela UNESCO e que temos de preservar”, disse.

Luís Pimentel, falou de uma “intensa atividade” mas que “os meios nem sempre chegam” para dar a resposta desejada, acrescentando que “todo este trabalho é feito por cerca de 900 bombeiros”, ou seja, “12 por cento [dos bombeiros], trabalham nos corpos de bombeiros”, no âmbito do Grupos de Primeira Intervenção (GIP)”, disse o Comandante, destacando “o trabalho inequívoco dos bombeiros voluntários, uma mais valia importante”, mas que urge fazer um reforço, no sentido de reforçar as corporações com “mais bombeiros profissionais”.