Acreditando que há espaço para continuar a crescer no turismo, o ministro desvaloriza, em entrevista ao Expresso, a discussão sobre o eventual excesso de turistas em Lisboa. “A discussão sobre o excesso de turistas começou em Barcelona e foi adotada aqui. Mas Barcelona tem um centro histórico mais pequeno do que Lisboa e mais turistas”, compara. Ambas as cidades, acredita, “mudaram para melhor”. “Hoje consegue-se andar à noite na Baixa de Lisboa.”
Ainda assim, porque o objetivo é continuar a crescer no turismo, admite que é preciso “desconcentrar”. “Há muitas zonas onde pode haver mais turistas sem que haja um problema de concentração. Zonas como Sintra, Cascais, Arrábida ou Troia. Alargar o espaço em que os turistas se movem pode permitir um crescimento mais equilibrado no sector.”
Refira-se que a Semana do Turismo, que arrancou esta sexta-feira e decorre até ao próximo sábado em várias cidades do país, na qual se inclui a vila de Sintra, vai ser palco do lançamento pelo Governo de um conjunto de programas que têm como objetivo garantir que o crescimento do sector vai continuar, bem como responder a novas necessidades dos turistas.
Leia mais: http://expresso.sapo.pt/economia/2016-09-24-Vamos-ter-19-milhoes-de-turistas