Festival de Estátuas Vivas regressa a Sintra em outubro

Atividade para celebrar o Dia Mundial do Turismo

Passeios de barco, provas de vinho, oferta de gerberas, visitas guiadas ao Castelo de Palmela, degustação de produtos regionais e debate sobre a Acessibilidade Universal são algumas das atividades preparadas para celebrar o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, na Região de Lisboa, com as comemorações a prolongarem-se durante o fim-de-semana.

cartazEm Sintra, a autarquia vai organizar nos próximos dias 1 e 2 de outubro, entre as 15 horas e as 19 horas, o Festival de Estátuas Vivas de Sintra 2016.

O evento associado às comemorações do Dia Mundial do Turismo, tem um percurso descrito entre o Centro Histórico e a Estefânea, terminando no Antigo Casino, atual edifício do MU.SA. – Museu das Artes de Sintra.

O SINTRA NOTÍCIAS sabe que vai reunir cerca de 30 artistas que irão encarnar personagens baseadas num ambiente romântico, barroco, histórico e de natureza.

Região de Lisboa

O Montijo comemora a efeméride com a oferta de gerberas, já que é o maior produtor desta planta na Península Ibérica, e prolonga os festejos durante o fim de semana. No sábado, dia 1 de outubro, o destaque vai para os produtos regionais e alternativos com as iniciativas “Mercado à Mesa” e “Compro no Mercado”. Já no domingo, dia 2, acontece um Passeio no Tejo, com inscrição gratuita.

Em Palmela, o Dia Mundial do Turismo é celebrado com visitas guiadas ao histórico Castelo de Palmela, entre as 11 horas e as 16 horas (inscrições gratuitas), e com degustação de tibornas com conserva de sardinha e prova de um vinho, das 10 horas às 19 horas, na Casa Mãe da Rota de Vinhos.

O município do Seixal sugere um passeio à vela a bordo do varino “Amoroso”, uma emblemática embarcação tradicional do Tejo, com partida da Gare Marítima da Rocha Conde d’Óbidos em direção ao Seixal para descobrir a sua baía, história e a gastronomia ribeirinha. O programa, que decorre no dia 27, entre as 10 horas e as 16 horas, é gratuito e sujeito a inscrição prévia, incluindo também uma visita à Quinta da Fidalga e Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.

Por sua vez, no Barreiro a efeméride é assinalada com várias atividades gratuitas como circuitos turísticos, que incluem a visita aos famosos Moinhos de Alburrica – construídos em 1852, na praia fluvial da cidade -, bem como audioguias em passeios de bicicleta.

Já Vila Franca de Xira apresenta, a 27 de setembro, o Programa de Comercialização e Venda dos Produtos das Empresas que operam na Centralidade Arco do Tejo e debate o tema “Turismo para Todos – Promover a Acessibilidade Universal”. Uma iniciativa apoiada pela ERT-RL (Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa), que decorre no Auditório da Fábrica das Palavras, das 9h30 às 12h30.

“À descoberta de Alcochete”, uma visita guiada gratuita ao núcleo antigo, é a proposta da autarquia para assinalar este dia.