Já começaram as obras de construção da nova Unidade de Saúde Mafra Leste, num terreno situado na Venda do Valador (próximo do posto territorial da Malveira da GNR), estimando-se que a empreitada fique concluída no final do 1.º semestre de 2017.

Num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, esta nova infraestrutura servirá as populações da União das Freguesias de Malveira e S. Miguel de Alcainça, da União das Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés e também da Freguesia do Milharado, assumindo uma importância estratégica na elevação das condições para a prestação de cuidados de saúde, fator determinante na qualidade de vida dos munícipes.

Este equipamento integrará duas Unidades de Saúde Familiar (USF), com capacidade para 15 mil utentes cada, constituídas por gabinetes de consulta médica, de enfermagem, de saúde infantil, de vacinação e de planeamento familiar, assim como salas de tratamento. Acrescem, ainda, módulos polivalentes (para a prestação de cuidados continuados, psicologia, podologia e serviço social), bem como um módulo de fisioterapia, terapia ocupacional e sala de movimento.

A construção desta Unidade de Saúde decorre do contrato-programa celebrado entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o Município de Mafra, o qual define as condições de cooperação financeira entre as partes. Para além disso, cabe ao Município ceder gratuitamente o terreno, desenvolver o procedimento da empreitada e respetiva fiscalização e ainda executar os arruamentos e arranjos exteriores ao edifício.