Entre mais de 50 ondas grandes que foram surfadas por portugueses um pouco por todo o mundo e submetidas a concurso, o melhor tubo de 2015/ 2016 foi feito por João Guedes na Cave, direita tubular e radical que constitui uma das sete ondas da Reserva Mundial de Surf da Ericeira.
Atribuída no âmbito da 2.ª edição dos prémios XXL, a distinção foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva.
Estes prémios são uma organização do “EDP Mar Sem Fim”, projeto pioneiro de descoberta de ondas grandes, perfeitas, desconhecidas e inexploradas, que pretende funcionar também como uma plataforma de visibilidade, comunicação e divulgação dos surfistas portugueses.
Um painel de juízes, onde figuraram nomes sonantes do surf mundial, analisou cuidadosamente todas as candidaturas finalistas para cada uma das cinco categorias a concurso. Os vencedores foram: “Mar Sem Fim Maior Wipeout” – Alex Botelho; “VisitAzores Maior Onda (Tow in)” – João Macedo; “GoPro Melhor Tubo” – João Guedes; “G-Shock Maior Onda (Remada)” – Alex Botelho; “EDP Onda da Temporada” – Alex Botelho.