O Jardim da Bela Vista permite, a todos aqueles que chegam à Ericeira, desfrutar de uma imagem desafogada e panorâmica da vila. O investimento municipal integra-se num projeto alargado de reabilitação do núcleo urbano da Ericeira.

“Mais do que a abertura de um jardim, hoje assinalamos simbolicamente um ambicioso projeto de reabilitação urbana do centro histórico da Ericeira”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, no contexto desta abertura. Explicou que este projeto começou com a requalificação do antigo edifício da Escola Primária da Ericeira, que ganhou nova vida com a instalação da incubadora de negócios “Ericeira Business Factory” (EBF), e continuou com requalificação do Largo dos Condes e da Rua Prudêncio Franco da Trindade (incluindo agora também o Jardim Dr. João Ulrich, em frente à EBF).

"Assinalamos simbolicamente um ambicioso projeto de reabilitação urbana do centro histórico da Ericeira”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva
“Assinalamos simbolicamente um ambicioso projeto de reabilitação urbana do centro histórico da Ericeira”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva

O edil anunciou que a autarquia, dando continuidade a este projeto de reabilitação do núcleo urbano da vila, pretende requalificar o Mercado Municipal da Ericeira, introduzindo uma nova dinâmica comercial que articule tradição e inovação, assim como intervir na Rua do Mercado, para beneficiar o acesso à ER247, junto ao quartel dos Bombeiros Voluntários. Anunciou, ainda, a construção de uma rotunda no cruzamento da ER247 com a EN116, melhorando as condições de acessibilidade e de segurança na entrada da Ericeira.

O Jardim da Bela Vista localiza-se no cruzamento da Rua dos Bombeiros Voluntários com a Rua Prudêncio Franco da Trindade (terreno onde estavam ruínas e sem qualquer uso há cerca de 50 anos), resultando de um projeto complexo, não pela sua dimensão, mas pelo esforço negocial e financeiro que exigiu ao Município de Mafra.

Procurando estabelecer uma forte relação com o utilizador, o jardim estrutura-se a partir de um percurso pedonal escadeado, que permite encurtar a ligação entre as ruas envolventes e que funciona como uma alternativa ao passeio, que foi também alargado. Além disso, esta zona verde vai ser dinamizada com mostras artísticas temporárias, seja de escultura, seja de outras expressões de arte urbana, alusivas ao mar, ao surf e à identidade da Ericeira, de modo a que se constitua como um cartão de visita da vila.