Depois de um ano de interregno, está de volta o Festival da Maçã Reineta. O evento – que vai para a sua 8.ª edição – realiza-se este sábado, domingo e segunda-feira, dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, respetivamente, na União Recreativa e Desportiva de Fontanelas e Gouveia.
O festival tem por objetivo divulgar a produção, venda, consumo e confeção deste fruto que abunda na região de Sintra. Estas maçãs são produzidas por muitos pequenos produtores, em regime de agricultura familiar de subsistência, e distinguem-se pela sua forma, cor e polpa consistente.
O evento, habitualmente, reúne dezenas de agricultores e produtores e fabricantes artesanais de doces, compotas, licores e outros artigos gastronómicos feitos à base de maçã reineta.
Durante o certame, irá ter lugar a final do Concurso Gastronómico Maçãs de Lisboa, iniciativa promovida pela A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia, cujo objetivo passa por promover o consumo da maçã reineta de Sintra em fresco, estimular os produtos transformados a partir desta variedade, incentivar a inovação na criação de receituários e de produtos originais com base na maçã reineta de Sintra e sensibilizar a comunidade local para a valorização dos produtos locais e para o consumo de proximidade.
O Festival da Maçã Reineta é apoiado pela Câmara Municipal de Sintra (CMS), pela União das Freguesias de São João das Lampas e Terrugem e pela A2S.