Estatuto editorial e ficha técnica

Redação:
Diretor | Jorge Tavares
Diretor Adjunto | Rui Oliveira
Editor | Isabel Santos
Redação | Ana Rodrigues, Jorge Cardoso, Nuno Diogo

Número de Registo na ERC: 127007
Propriedade: Jorge Tavares | jorgetavares@sintranoticias.pt

Estatuto Editorial

O SINTRA NOTÍCIAS é uma publicação on-line multimédia que aposta numa informação diversificada, assente maioritariamente na diversidade das realidades local e regional, aposta feita em consonância com os vários campos de atividade correspondentes às motivações e interesses dos diferentes públicos.

O SINTRA NOTÍCIAS, apresenta informação diária, atualizável a qualquer hora e sempre que tal se justifique, com carácter iminentemente local/regional, mas também, nacional ou internacional.

O SINTRA NOTÍCIAS entende que as novas possibilidades técnicas da informação obrigam ao exercício de um jornalismo eficaz numa permanente interatividade com os leitores.

O SINTRA NOTÍCIAS rege-se por critérios de rigor e imparcialidade no tratamento da matéria informativa.

O SINTRA NOTÍCIAS assume a sua independência institucional, ideológica, política e económica na seleção e tratamento dos conteúdos informativos que disponibiliza aos seus utilizadores.

O SINTRA NOTÍCIAS privilegia a criatividade na abordagem da matéria informativa, indo ao encontro das expectativas de um público diversificado, sem recurso ao sensacionalismo ou a artifícios que firam a ética jornalística.

O SINTRA NOTÍCIAS potencia a partilha de opinião, o comentário e a discussão em diversos espaços do seu site, garantindo, por um lado, uma clara distinção entre o espaço de opinião e o de informação e, por outro, a gestão da participação dos seus utilizadores, filtrando os contributos que considere lesivos da sua integridade editorial.

O SINTRA NOTÍCIAS, considera que contribuir para uma opinião pública diversificada informada, ativa e interveniente é condição fundamental para a promoção de um clima democrático e dinâmico, no espaço social que o setor integra.

O SINTRA NOTÍCIAS, assume o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional dos jornalistas assim como de não iludir a boa-fé dos leitores.

O SINTRA NOTÍCIAS, respeita a Constituição da República Portuguesa e demais Leis da República, designadamente os direitos, obrigações e deveres da Lei de Imprensa e do Código Deontológico dos Jornalistas.