A Matinha de Queluz reforçou a segurança na zona e passou a fechar durante a noite.
Em abril deste ano foi assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Sintra, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Parques de Sintra-Monte da Lua, para a gestão da Matinha de Queluz.
A gestão do espaço passou assim a ser assumida pela Parques de Sintra Monte da Lua que procedeu a uma limpeza de toda a Matinha de Queluz, retirando toneladas de lixo do local. O espaço passa agora a estar fechado entre as 19h e as 8h com a presença de segurança. Outra das novidades que irá ser implementada em breve será a instalação de video vigilância no local.
A par do seu valor histórico e patrimonial, decorrente da integração no conjunto de propriedades reais e da sua relação com os jardins do Palácio Nacional de Queluz, a Matinha de Queluz possui um valor relevante para a conservação da natureza, pela presença de espécies autóctones e, em especial, do povoamento de sobreiros nela existente. O interesse histórico e natural da Matinha convertem este espaço num local de características únicas, de grande potencialidade para a educação histórica e ambiental e de sensibilização da população (e, em especial, dos jovens) para os valores da conservação da natureza e da identidade local.