APERCIM distinguida nos Prémios CUF Inspira

A  APERCIM – Associação Para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra, associação dedicada a promover o bem-estar, qualidade de vida, autonomia e contribuir para o desenvolvimento integral de cada pessoa, com deficiência ou com problemas de saúde mental, foi reconhecida com o 3.º lugar nos Prémios CUF Inspira, pelo seu desempenho na 4.ª edição do MILES, programa de capacitação em gestão promovido pela Fundação Manuel Violante em parceria com a CUF.

A cerimónia de entrega dos Prémios CUF Inspira, inseridos no Programa de Cidadania Empresarial da CUF, distinguiu a APERCIM – Associação Para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Mafra, que atua diretamente com crianças, jovens e adultos com deficiência, beneficiando atualmente cerca de 500 pessoas na região.

A instituição foi uma das IPSS distinguidas, recebendo o prémio, através de um donativo de 2.500 euros, para apoiar a implementação de projetos em 2025, com foco numa necessidade identificada durante a formação e em parceria com a CUF.

“O MILES alargou a nossa capacidade de pensar e adotar uma abordagem mais estratégica e focada na gestão,  proporcionando conteúdos relevantes e aplicáveis à nossa realidade. Adicionalmente, a grande mais-valia foi a oportunidade de trabalhar em rede, trocar experiências e receber inputs de outras IPSS. Este processo colaborativo e de partilha fortaleceu as nossas práticas e foi, sem dúvida, uma alavanca para a melhoria contínua dos nossos serviços e da nossa gestão”, destacou Hugo Silva, na ocasião o diretor de Serviços da APERCIM, sobre o impacto do programa na Associação.

Através do MILES, as instituições adquiriram competências para otimizar recursos, atuando de forma mais sustentável e aumentando o seu impacto na comunidade. O programa abrange áreas como finanças, recursos humanos, comunicação, angariação de fundos, qualidade e avaliação, apoiando no desenvolvimento de planos estratégicos eficientes, adaptados às suas realidades. 

A CUF tem como objetivo estratégico estar próxima das comunidades onde está presente e ser um agente ativo do desenvolvimento local. Ao apoiar a capacitação de entidades sociais em gestão estamos a conceder-lhes ferramentas que as tornarão mais eficazes na sua missão social”, sublinhou por seu turno, Mariana Ribeiro Ferreira,  Diretora de Cidadania Empresarial da CUF.

Recorde-se, esta iniciativa integra a política de responsabilidade social da CUF, que se compromete a contribuir para o desenvolvimento social dos territórios onde está presente, focando-se nas reais necessidades das entidades do setor social, com o objetivo de criar impactos positivos e duradouros.