Paços do Concelho, Sintra | Foto: Sintra Notícias

A Câmara Municipal de Sintra volta a ser considerada a autarquia portuguesa de grande dimensão com melhor eficiência financeira em 2023, de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

Em 2023, para a pontuação máxima possível de 1.900 pontos, a melhor classificação foi obtida por Sintra, município de grande dimensão, com 1.675 pontos, seguida dos municípios de Maia, com 1.592 pontos, e de Santa Maria da Feira, com 1.583.

Dos 100 municípios com melhor classificação, 13 são de grande dimensão, 39 de média dimensão e 48 de pequena dimensão.

Os rankings do Anuário Financeiro foram elaborados com base na pontuação obtida pelos municípios em 10 indicadores, para um máximo de 1.900 pontos, relativos a eficiência e eficácia financeira, como a liquidez, o peso do passivo exigível no ativo, o passivo por habitante e os impostos diretos por habitante.

Durante a apresentação que decorreu em Lisboa, esta terça-feira, Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, sublinha que “este é o terceiro ano consecutivo que Sintra lidera este ranking, e é o fruto de uma boa gestão financeira, que revela as boas opções e a forma correta como a Câmara de Sintra tem sido gerida”.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses agora publicado apresenta uma análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico de 2021, incluindo ainda uma análise detalhada do setor empresarial local.

Publicado desde 2003, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, que conta com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas, com o objetivo de ser uma referência na monitorização da eficiência do uso de recursos públicos pela administração local.

Para mais informações consultar o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2023: AQUI.