A Câmara de Sintra aprovou a celebração de protocolos com diversas associações de apoio e bem-estar animal existentes no concelho, no valor de 36 mil euros, para recolha e acompanhamento de animais abandonados.
Este apoio destina-se a suprir necessidades das associações e de famílias carenciadas com animais de companhia, fornecendo alimentação, cuidados veterinários e serviços de esterilização.
Para apoiar famílias mais carenciadas com animais de companhia, foi aprovado um protocolo com a ANIMALIFE – Associação de Sensibilização de Apoio Social e Ambiental, visando o acesso a bens de primeira necessidade e cuidados veterinários.
Com o objetivo de reduzir a população de animais silvestres e vadios no concelho, através de programas de esterilização, foram estabelecidos protocolos com as Associações Aldeia dos Gatos de Sintra, Animais de Rua, Bigodes Fofos, Olhogato e Companhia, Happy Animal & Company e Patinhas Catitas de Agualva e Mira Sintra.
Para promover o bem-estar e a adoção dos animais alojados no CROAS, a autarquia aprovou protocolos com as Associações A Canina da Fonte do Lobo, Patas Errantes, Patudos Felizes, NAAAS – Núcleo de Apoio a Animais Abandonados de Sintra, e UPPA – União Para a Proteção dos Animais.
O Município de Sintra promove, através do Sítio dos Animais de Sintra (Centro de Recolha Oficial de Animais de Sintra), a recolha de animais errantes, abandonados, agressores e agredidos e animais vítimas de maus tratos, para posterior tratamento e esterilização e adoção, nos casos em que esta opção é aplicável.
O Sítio dos Animais de Sintra/CROAS, gerido pela autarquia, acolhe atualmente mais de 300 canídeos e 160 felídeos, a que acrescem mais cerca de 358 canídeos e felídeos transferidos do Sítio dos Animais para Associações de Proteção de Animais do concelho que apoiam o município na recolha, prestação de cuidados básicos e na adoção destes animais.