O Centro Cultural Olga Cadaval recebeu, na passada quarta-feira, o Encontro de Quadros da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, que juntou quadros dos cuidados hospitalares e de saúde primários.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que destacou a “importância da saúde para o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento sustentável do concelho. Sem saúde, todos os outros direitos fundamentais ficam comprometidos, por isso este setor sempre foi uma prioridade para a autarquia”.

O autarca também recordou o investimento superior a “48 milhões de euros para o Hospital de Sintra”, bem como a reabilitação e construção dos Centros de Saúde de Sintra. Basílio Horta sublinhou o papel fundamental da ULS Amadora/Sintra na prestação de cuidados de saúde de qualidade a “uma população tão significativa”, enfatizando a “necessidade de uma colaboração contínua entre os diferentes níveis de cuidados para melhorar a eficácia dos serviços prestados”.

Ao longo do dia os trabalhos consistiram na apresentação dos resultados da ULS Amadora/Sintra e em apresentações sobre cuidados hospitalares, cuidados de saúde primários na área médica e enfermagem.

Foi ainda divulgado um projeto na área da “Integração de Cuidados – Insuficiência Cardíaca”, e realizados dois painéis sobre “Os desafios da ULS – Uma visão de futuro e de “Liderança e Motivação de Equipas”.

Este foi o primeiro encontro da ULS Amadora/Sintra, que reuniu profissionais dos cuidados hospitalares e de saúde primária, uma unidade que serve o maior número de habitantes do país.