O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, promove mais uma conferência Deep 24 – Beyond the Edge of the Universe (“Além dos limites do Universo”) evento que terá lugar de 21 a 25 de outubro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
O encontro segue a linha de duas conferências que decorreram em 2005 e 2006 e promove o encontro de especialistas mundiais no estudo da época do Universo em que as primeiras estrelas e galáxias iluminaram pela primeira vez o Cosmos desde o Big Bang.
Segundo a organização, “irá apresentar resultados e perspetivas que há 18 anos eram apenas um sonho: a visão do que era o Universo com menos de 3% da idade atual, quando gás, estrelas, os primeiros buracos negros e a matéria escura estavam a começar a construir o Universo que vemos hoje”.
A conferência contará com a participação de cerca de 140 oradores nacionais e internacionais que abordam dos mais diversos temas como a aplicação de algoritmos de inteligência artificial para processar e interpretar a avalanche de dados, entre outros.
“Dando continuidade à tradição estabelecida por edições anteriores desta conferência de nove anos, pretendemos analisar a formação e evolução de galáxias à luz das observações astronômicas mais profundas. O foco está nos resultados observacionais mais recentes e em como eles moldam e são interpretados pela estrutura teórica mais recente”, refere a organização do evento.
No dia 26 de outubro, às 20h00, será inaugurada uma exposição com imagens em grande formato obtidas com o telescópio espacial James Webb e um evento de astronomia aberto à participação do público.
Principais tópicos:
- Formação de galáxias, o primeiro bilhão de anos
- Reionização
- Galáxias formadoras de estrelas com alto desvio para o vermelho
- Atividade inicial do AGN
- Galáxias quiescentes de alta impedância
- Ambientes com altos desvios para o vermelho
- Gás e poeira em épocas antigas
- Processos de feedback
- Fusões de galáxias e evolução morfológica
- Montagem em massa de galáxias
- História da formação de estrelas
- Fundos extragalácticos
- A próxima geração de pesquisas profundas
SOC: José Afonso (presidente, IA), Andrea Cimatti (U. Bologna), Elisabete da Cunha (UWA), Mark Dickinson (NOIRLab), James Dunlop (ROE), Henry Ferguson (STScI), Mauro Giavalisco (U. Massachusetts) , Ken Kellermann (NRAO), Lisa Kewley (CfA), Manuela Magliocchetti (INAF-IAPS), Bahram Mobasher (U. Califórnia), Ray Norris (CASS), Laura Pentericci (copresidente, INAF-OAR), Piero Rosati ( U. Ferrara), Emma Ryan-Weber (ASTRO3D), Renske Smit (Instituto de Pesquisa em Astrofísica, LJMU), Linda Tacconi (MPE), Susanna Vergani (CNRS)
LOC: Davi Barbosa, Sandra Homem, Israel Matute (presidente), Henrique Miranda, Ciro Pappalardo, Ismael Tereno, João Retrê (Coordenador de Comunicação Científica)