Livro “Lisboa Africana” de Sérgio Luís Carvalho, na Biblioteca de Sintra | Foto: Alagamares / arquivo

A Alagamares-Associação Cultural apresenta no dia 19 de outubro, sábado, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal de Sintra (Casa Mantero) a obra de Sérgio Luís Carvalho, “Lisboa Africana”.

Depois dos êxitos dos anteriores volumes desta coleção dedicada a Lisboa, Sérgio Luís de Carvalho guia-nos agora pela memória e pela riqueza de um património resultante de séculos de estreito contacto entre aquela cidade e o continente africano.

O imenso património africano está patente nas ruelas dos bairros mais antigos; na memória de lugares que ainda respiram velhas histórias de dor e de resistência; na tradição renascida em pequenos monumentos, em moradas discretas, em sons e sabores de outrora, que sobreviveram ao esquecimento e que ajudaram a construir uma cidade cuja riqueza se chama diversidade.

A entrada é livre.

Sérgio Luís de Carvalho

Sérgio Luís de Carvalho licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1981. Também obteve um mestrado em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1988.

As suas obras literárias inserem-se na vertente de Romance Histórico, sendo considerado pela crítica portuguesa como um dos reputados autores nacionais. Escreveu ainda várias obras de investigação/divulgação histórica e livros juvenis, igualmente de teor histórico. Algumas das suas obras estão traduzidas e publicadas em França, Itália, Turquia, Estados Unidos e Espanha (em espanhol e galego). Tem textos e contos traduzidos e publicados em coletâneas literárias em Portugal, Espanha e Brasil.

Fotografia: DR Alagamares