A proposta de Orçamento do Estado para 2025 prevê que o Hospital de Proximidade de Sintra venha a integrar a nova Unidade Local de Saúde (ULS) Cascais/Sintra. Em comunicado o Bloco de Esquerda (BE) considera que “esta opção põe em causa a natureza pública da gestão Hospital de Sintra”, pois “ficará dependente da gestão privada da unidade de Cascais”.

“Esta decisão defrauda as expectativas da população e constitui um favorecimento injustificado aos interesses dos donos do hospital de Cascais (PPP), que assim verão alargada a capacidade de resposta da sua unidade à custa do dinheiro público investido pela autarquia nas instalações e pelo Ministério da saúde no equipamento“, pode ler-se, em comunicado enviado ao SINTRA NOTÍCIAS.

A proposta de Orçamento do Estado para 2025 prevê que o Hospital de Proximidade de Sintra venha a integrar a nova Unidade Local de Saúde (ULS) Cascais/Sintra e não, como até agora estava planeado, a ULS Amadora/Sintra.

“Não sendo de esperar o fim da Parceria Público Privado do Hospital de Cascais, a opção de criar esta nova ULS não só abrirá as portas da gestão de ULS ao setor privado como põe em causa a natureza pública da gestão do novo Hospital de Sintra (que ficará dependente da gestão privada da unidade de Cascais) e da rede de cuidados primários dos dois concelhos”, argumenta o BE.

No mesmo comunicado o Bloco de Esquerda de Sintra, recorda que “o Hospital de Proximidade de Sintra foi construído com o objetivo de melhorar o acesso da população aos cuidados de saúde, num concelho onde mais de um terço da população não tem médico de família atribuído sendo projetado como uma unidade em articulação com o sobrelotado Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra)”, que serve uma população de mais de meio milhão de utentes, argumentando que “a construção desta nova unidade foi financiada pela Autarquia de Sintra (cerca de 50 milhões de euros) e está a ser equipada pelo Ministério da Saúde, tendo a Hospital Fernando da Fonseca investido tempo e recursos humanos e técnicos neste processo”, pode ler-se.

Para o BE, “o relatório do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) é claro, ao vir pela primeira vez pôr em causa as várias garantias dadas de que o Hospital de Proximidade de Sintra permaneceria na esfera pública”.

O OE2025 prevê criar uma Unidade Local de Saúde que responda às necessidades locais Cascais/Sintra, integrando a nova resposta que passa a existir no Hospital de Proximidade de Sintra.

[Notícia em atualização]

Fotografia: @Sintra Notícias