"Falta-nos um grande espaço para a realização de eventos", -- Joaquim Viegas Simão, na sessão de abertura da AESINTRA

A 2ª edição da EXPOSINTRA, realizada no salão da Petrosintra, na Terrugem, foi concluída com um balanço positivo, destacando-se a participação de empresários de várias áreas de atividade do concelho de Sintra. O evento teve como objetivo principal o fortalecimento dos negócios locais, troca de experiências e atualização das últimas tendências de mercado.

Na cerimónia de abertura, que contou com a presença de Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, Joaquim Viegas Simão, presidente da AESINTRA, aproveitou a ocasião para apelar para a necessidade de criação de um “espaço adequado” para a realização de “grandes eventos”, que o município ainda não dispõe.

“Precisamos de espaço adequado para a realização de feiras, exposições e congressos, eventos essenciais para impulsionar o comércio local e o turismo, projetando Sintra como destino empresarial de referência, capaz de acolher grandes eventos, atrair investimentos e gerar novas oportunidades para os nossos empresários”, disse Joaquim Viegas Simão.

Para o presidente da AESINTRA, esse tipo de infraestrutura “poderia posicionar Sintra como um destino empresarial de destaque, capaz de atrair grandes eventos, fomentar investimentos e gerar novas oportunidades para os empresários locais” e até “seria uma forma de projetar Sintra, não apenas como um pólo turístico, mas também como um atrativo local para negócios e eventos de grande porte”, disse.

AESintra distingue a Câmara Municipal de Sintra

Em jeito de resposta, Basílio Horta, anunciando que a construção de uma infraestrutura para acolher grandes eventos no concelho, “é um tema pensado, mas que é preciso dinheiro” para a sua concretização. Ainda assim, “neste momento, temos um terreno de 23 hectares em Sintra e abre-se uma oportunidade única para a construção dessa infraestrutura”, anunciou Basílio Horta, acreditando que ainda no decorrer do atual mandato autárquico, “possamos concluir esse grande investimento, mas que não se resolver de um dia para o outro”, alertou o autarca.

Por outro lado, “em termos empresariais somos o terceiro concelho do país com maior número de empresas e em volume de negócios somos o quarto concelho do país. Em exportação, até há bem pouco tempo éramos o oitavo e neste momento somos o quinto, porque este ano as nossas exportações cresceram mais de 7%. Números que espelham o rápido e positivo desenvolvimento do concelho”,  anunciou o presidente da Câmara de Sintra.

Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2023, a EXPOSINTRA distingue-se por ser uma iniciativa inovadora em Sintra, concebida de empresas para empresários e de comerciantes para consumidores, destacando-se como um ponto de encontro fundamental para o desenvolvimento económico local.