A tradicional festa anual em honra de Nossa Senhora da Graça, em Almoçageme, na Freguesia de Colares, está de volta para celebrar o seu 256.º aniversário, de 4 a 8 de outubro.
Conta com um cartaz muito variado, onde não faltam atividades recreativas, quermesse, eventos religiosos, zona de restauração e claro, espetáculos musicais, com Nubay Sound (4); Tributo a António Variações (5); Matay convida Mimicat (6); Rosinha (7) e Toy (8).
Depois do terramoto de 1755, conta a história que em Almoçageme, como forma de agradecimento por não ter morrido ninguém na localidade, a população reuniu esforços no ano de 1758, para erguer a Capela de Santo André que teria sido destruída no terramoto. Assim foi e em 1768 foi celebrada a primeira eucaristia e depois desta data foi estabelecido que no primeiro fim-de-semana de outubro seriam sempre realizados os festejos em honra de Nossa Senhora da Graça.
Desde essa data e mesmo nos momentos mais difíceis nunca deixou de ser cumprida a tradição da festa na aldeia, até aos dias de hoje, recorda Sara Mesquita, da Comissão de Festas, ao Correio de Sintra.
“E, este ano, retomamos uma tradição antiga, em que os casais casados recentemente, organizavam as festas”, anunciou Sara Mesquita, com algum regozijo, destacando também o envolvimento de todos na realização das festas da aldeia: “É uma característica muito própria em Almoçageme, que se renova todos os anos”.
Como sempre, os festejos são organizados pela Comissão de Festas, com mais ou menos dificuldade, “mas o importante é fazer acontecer todos os anos”, refere Sara Mesquita, destacando o apoio e o orgulho de todos os habitantes, na realização das tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Graça, que estão a chegar.
Fotografia destaque: Comissão de Festas / arquivo
Fotografias antigas: Paróquia de Colares