A Alagamares – Associação Cultural vai apresentar no dia 12 de outubro, pelas 16h00, na Casa de Teatro de Sintra, na Rua Veiga da Cunha, em Sintra (Chão de Oliva) a obra de Vítor Manuel Adrião intitulada, “Carvalho Monteiro (Regaleira de Sintra)”.

Esta obra, como fruto do trabalho de investigação de vários decénios por parte do autor, é dedicada à personalidade singular do mentor da Quinta da Regaleira em Sintra, o Dr. António Augusto Carvalho Monteiro.

“Além deste magnífico imóvel, o conhecido ´Monteiro Milhões´, como a ‘vox populi’ o cognominou na época e até hoje, teve várias outras facetas, pois além de filantropo, camoniano, católico sebástico, monárquico próximo de reis e rainhas, homem de negócios com sucesso, foi também mecenas de obras e artistas marcantes do seu tempo, bem como promotor e patrocinador de obras de caridade no que teve intervenção social marcante”, destaca a Alagamares.

Por outro lado, “a obra visa também clarificar e desmistificar as inúmeras lendas e estórias convertidas em histórias “de vero” que circulam em torno da sua pessoa e obra”.

Vítor Adrião

Vitor Manuel Adrião nasceu em 26 de novembro de 1959. É licenciado em História e Filosofia. É conferencista, escritor, presidente-fundador da Comunidade Teúrgica Portuguesa, diretor da Revista de Estudos Teúrgicos Pax, V\S\ das Ordens de Kurat (Sintra) e do Santo Graal (Portugal).

Periodicamente, colabora para emissoras de rádio e TV, jornais e revistas nacionais e estrangeiras, e é um profundo investigador na área do Sagrado Medieval.