Idosos de Sintra viajam de avião pela primeira vez nas suas vidas

Idosos de Sintra viajam de avião pela primeira vez nas suas vidas

Proporcionar um baptismo de voo a cerca de 40 idosos carenciados é o objetivo da iniciativa inédita que a União das Freguesias de Sintra vai promover na próxima segunda-feira, dia 23, a bordo de um avião da TAP, fazendo a ligação Lisboa-Porto.

A ideia nasceu numa das múltiplas iniciativas promovidas por esta Junta de Freguesia junto da sua comunidade sénior. Quando confrontados com a questão se alguma vez tinham entrado num avião, a maioria dos idosos respondeu negativamente e que esse seria um sonho que gostariam de realizar.

Assim, nasceu a ideia de proporcionar uma experiência inesquecível aos que, por insuficiência económica, nunca tiveram a possibilidade de realizar uma viagem de avião.

(…) “As expectativas são enormes e tenho a certeza de que será um dia maravilhoso que nunca mais vão esquecer” — Paulo Parracho

Paulo Parracho, presidente da União das Freguesias de Sintra | Foto: arquivo

“Vamos proporcionar um dia inesquecível a pessoas que, apesar dos seus 70 ou 80 anos, por contingências da vida nunca tiveram oportunidade de entrar num avião comercial”, refere Paulo Parracho, presidente da União das Freguesias de Sintra, ao SINTRA NOTÍCIAS, destacando o “carácter social da iniciativa”.

“Para muitos deles, será a concretização de um sonho em que já não acreditavam por não terem possibilidade económica de o realizar”, destaca o autarca admitindo que “as expectativas são enormes e tenho a certeza de que será um dia maravilhoso que nunca mais vão esquecer”.

Assim, na próxima segunda-feira, pelas 07h30, no Terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado, cerca de 40 idosos da União das Freguesias de Sintra embarcam num voo comercial da TAP com destino ao Porto.

À saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro terão à sua espera um autocarro turístico que os vai levar a conhecer a Cidade Invicta, o Rio Douro e as caves de Vinho do Porto, onde vão almoçar.

Depois do passeio, o regresso a Lisboa será feito de comboio, no Alfa Pendular das 17h32, o que para muitos será também uma oportunidade quase única.

Fotografia: Sintra Notícias – arquivo