IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial em Sintra

Palácio Nacional de Sintra | Foto: Parques de Sintra - arquivo

O Palácio Nacional de Sintra recebe, até terça-feira, 16 de setembro, o IX Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial, promovido pela Comissão Nacional da UNESCO, a Património Cultural I. P., e a Parques de Sintra – Monte da Lua.

Este evento é organizado alternadamente por Portugal e Espanha em sítios classificados como Património Mundial. Os encontros Ibéricos de Gestores do Património Mundial foram desenvolvidos por especialistas de Espanha e Portugal responsáveis pela gestão do património em cada um dos países inscritos na lista do Património Mundial instituída pela Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural.

A cerimónia de abertura contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, que afirmou que “a preservação e conservação de Sintra e do seu património constitui uma prioridade para este executivo”. O autarca salientou ainda que “a paisagem de Sintra representa um valor inquestionável e único a nível mundial”.

Estes encontros constituem um quadro importante para a análise, troca de informações, experiência, e partilha de boas práticas em áreas de grande relevância para a proteção, conservação e valorização deste património.

Com a celebração, em 2024, dos aniversários da Carta de Veneza sobre a Conservação e o Restauro de Monumentos e Sítios (1964), do Documento de Nara sobre Autenticidade (1994) e da Declaração de Florença sobre o património e a paisagem como valores humanos (2014), o Encontro tem como temas a Conservação, a Autenticidade e a Sustentabilidade dos sítios Património Mundial, temas que requerem atenção constante dos gestores destes bens reconhecidos pela UNESCO e partilhados por toda a humanidade.

Assinala-se, igualmente, este ano, o 20º aniversário dos Encontros Ibéricos de Gestores do Património Mundial, cuja primeira edição ocorreu em 2004, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. A longevidade e interesse destes Encontros atesta bem a continuada cooperação entre os dois países peninsulares relativamente à salvaguarda e a troca de conhecimentos sobre temas patrimoniais em contexto UNESCO.

Recorde-se Sintra foi classificada Património Mundial, no âmbito da categoria “Paisagem Cultural”, no dia 6 de dezembro de 1995.