Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra | Foto: Sintra Notícias

A Gala do Desporto vai realizar-se no dia 17 de setembro, pelas 20h00, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Sintra pretende homenagear os atletas, dirigentes, treinadores, professores, árbitros e entidades que no ano de 2023 se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados ao desporto local.

Nesta Gala do Desporto será homenageado, a título póstumo, o Mestre José Manuel Bastos Nunes, um dos pioneiros de Judo em Portugal.

Além da entrega dos troféus aos participantes, haverá ainda a atuação de Fourteendance, do Centro Shotokai de Queluz, e de SoulGirls, pela escola Souldance – Ana Cardoso.

Na imagem à esquerda: o Mestre dos Mestres, o Samurai K. Kobayashi, o “pai do Judo Português” e à direita o seu maior continuador, Mestre Bastos Nunes

Mestre Bastos Nunes

Natural de Sintra, começara a praticar a modalidade, depois de ter passado por outras como o hóquei em patins – onde foi campeão nacional júnior – boxe e jiu-jitsu, na Sociedade Matinha, em Lisboa.

Grande Mestre – 9.º Dan” (a maior graduação nacional do Judo), um dos pioneiros da modalidade em Portugal e grande campeão enquanto atleta o Mestre de muitos dos atuais Mestres do Judo em Portugal e principal discípulo do Mestre K. Kobayashi“.

Ao lado de Kobayashi, ajudou a promover o Judo em sucessivas ações pelo país e colaborando na elaboração de livros e revistas sobre a modalidade ao mesmo tempo que representado o Judo Clube de Portugal, emblema pelo qual se sagrou campeão nacional absoluto em 1961 e de pesos leves em oito ocasiões entre 1960 e 1972, a que se podem juntar cinco títulos nacionais por equipas e duas Taças de Portugal. 

Gala do Desporto vai recordar e homenagear o Mestre José Manuel Bastos Nunes / Foto: Centro Cultural Kobayashi

É tido como o primeiro judoca português a ter subido a um pódio internacional ao ser prata no 1.º Torneio Internacional Lisboa-Madrid e integrou as primeiras seleções nacionais a competirem em campeonatos da Europa e no Mundial de 1961. Foi treinador do JC Portugal e ajudou a desenvolver a modalidade em várias coletividades, sobretudo na região de Sintra. 

Entre outras distinções:
– Campeão Nacional Absoluto em 1961
– Campeão Nacional de leves de 1963 a 1968, 1970 e 1971
– Vice-Campeão Nacional de leves 1969 e 1972
– Campeão Nacional em Equipas de 1968 a 1972
– 1º Taça de Portugal em equipas em 1

Fotografia: Sintra Notícias e Centro Cultural Kobayashi