"Humana Portugal" recupera 130 toneladas de roupa usada no concelho de Sintra

A Humana Portugal, associação sem fins lucrativos que promove a reutilização de têxtil, recolheu 130 toneladas de vestuário usado em Sintra no primeiro semestre de 2024.

Mais de 392 mil peças de roupa usada ganharam uma segunda vida. Os materiais foram valorizados, permitindo a geração de recursos para projetos sociais, tanto no município como a nível internacional.

“A recolha seletiva de roupa é uma prática fundamental para garantir que os recursos têxteis são valorizados e não desperdiçados: em geral, 60% são reutilizáveis e 32% têm potencial de reciclagem. O primeiro objetivo é sempre a reutilização, porque a peça de roupa mais sustentável é aquela que já foi fabricada e já não tem impactos de produção. Infelizmente quase 90% dos têxteis são atualmente descartados no lixo comum e não no ponto de recolha adequado”, disse Sónia Almeida, promotora nacional da Humana Portugal, ao SINTRA NOTÍCIAS.

Segundo a responsável, “a recolha seletiva só tem sucesso com a combinação de três fatores: um compromisso ambiental por parte da administração local, um serviço profissional e transparente por parte da entidade gestora, e a colaboração dos cidadãos. Assim, queremos manifestar o nosso agradecimento pelos donativos da população e empenho da equipa municipal.”

A gestão destes materiais descartados traduziu-se em benefícios ambientais (797 toneladas de CO2 não emitidas) e benefícios sociais (criação de emprego verde, apoio a projetos de cooperação para o desenvolvimento e a programas sociais da autarquia).

Recorde-se, os têxteis usados (vestuário, calçado, acessórios e têxteis lar) são depositados pelos próprios nos 131 contentores espalhados pelo concelho e são esvaziados regularmente. Depois, os materiais são triados por profissionais especializados em infraestruturas de preparação para reutilização geridas por entidades parceiras da Humana. Estas 130 toneladas de resíduo têxtil recolhidas entre janeiro e junho impactam diretamente a economia circular em Sintra.