A autarquia de Sintra aprovou em reunião de executivo, a abertura de concurso público para conceção e construção do Polo Escolar da Serra das Minas, em Rio de Mouro, num investimento de 17 milhões de euros.
Este investimento, agora aprovado pelo executivo camarário, vai ao encontro do reordenamento da rede escolar proposto pela Carta Educativa de Sintra de 2.ª geração e que visa, entre outras medidas, dotar o concelho com um parque escolar atrativo e que responda às necessidades da população.
A construção do Polo Escolar da Serra das Minas terá como base um modelo concetual que define a escola como um espaço de incentivo à aprendizagem, associado às condicionantes gerais de intervenção em edifícios existentes de diferentes épocas e tipologias.
Polo Escolar da Serra das Minas
A escola será edificada no terreno contíguo à Escola Secundária de Mem Martins, com uma área de 25 mil m2, e irá contemplar espaços destinados aos três ciclos do ensino básico que serão distribuídos pelos diferentes anos de escolaridade em função da evolução da população escolar, tendo sido concebido de acordo com o seguinte referencial: oito turmas de 1.º ciclo e 30 turmas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico. Terá capacidade para 38 turmas para cerca de 1000 alunos, em regime normal.
No novo edifício, a construir, serão instaladas oito salas de aulas para o 1.º ciclo, 22 salas para o 2.º e 3.º ciclo, quatro salas de aula de tecnologias de informação e comunicação/artes visuais, núcleo de ciências com cinco laboratórios, auditório, biblioteca, sala de convívio, cozinha, bar e papelaria.
No que concerne a espaços desportivos, a escola contará com dois campos de jogo no exterior, pavilhão gimnodesportivo, ginásio, sala técnica para professores, balneários para alunos e balneários para professores, zona de arrumos, área comum e instalações sanitárias para público.
Recorde-se que o Plano de Investimentos nas Escolas de Sintra permitiu, desde 2018, requalificar mais de 120 estabelecimentos de ensino compreendendo mais de 30 mil alunos, num investimento superior a 52 milhões de euros.